Frio intenso Sul, Sudeste e parte do centro-oeste

ImageA frente fria passa a ser um evento secundário a partir desta sexta-feira e o que chama a atenção é a forte massa de ar de origem polar que provoca muito frio no Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraguai, Argentina e Uruguai. "Trata-se da primeira massa de ar polar continental e que já chega provocando recordes de frio em várias localidades", conta Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Em Campo Grande, a temperatura caiu mais 9°C em 24 horas: de 22°C para 12,8°C nesta manhã de sexta-feira, a menor temperatura do ano na cidade. Além disso, ainda foram registrados ventos entre 20km/h e 25km/h, provocando sensação térmica de apenas 6,5°C. Em Urubici, no alto da serra de Santa Catarina, a temperatura chegou a -0,1°C, com ventos de quase 70km/h e sensação térmica de 20°C abaixo de zero. Segundo os meteorologistas da Somar, até o final do dia teremos mais recordes. Boa parte do Centro e Sul do Brasil terá a tarde mais fria do ano, inclusive a Capital Paulista.

Com relação à chuva, a frente fria avança lentamente pelo Brasil e provoca nebulosidade e chuvas desde São Paulo e Rio de Janeiro até o Mato Grosso e Rondônia nesta manhã de sexta-feira. Além disso, áreas de instabilidade associadas com a Zona de Convergência Intertropical provocam chuvas fortes e localizadas entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão.

De acordo com Celso Oliveira, depois das fortes chuvas, retorna uma condição de tempo seco e muito frio ao Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul até 19 de maio. A partir daí as precipitações ficarão concentradas apenas no Centro e Norte do País, com destaque para grandes temporais em boa parte do Nordeste (especialmente costa) e Norte (todos os Estados, com exceção de Roraima), além do norte de Mato Grosso.

No domingo (17) o frio perde força, mas ainda com grandes amplitudes térmicas (madrugadas geladas e tardes agradáveis) no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Um novo declínio da temperatura será registrado a partir de 24 de maio no oeste do Rio Grande do Sul, por conta da chegada de uma nova frente fria. Até o dia 30 de maio, esta frente fria trará chuva e frio para toda a Região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste", finaliza Oliveira.
Fonte : Somar

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes