Fórum Municipal de Xanxerê discute “Exploração Sexual”

Xanxerê – No Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil, o Fórum Municipal de Xanxerê realizou um seminário tratando sobre a exploração sexual, no centro comunitário da Igreja Matriz.

Além de panfletagem, foi realizada durante a tarde apresentação do teatro Quebra Galho do Colégio La Salle, com a peça ”Bem–me-quer–mal-me-quer”, e palestra com o oficial da Infância e Juventude, Fernando Orostec.

Segundo a palestrante analista em Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina, Ana Soraia Haddad Biasi, a cada dez casos de abuso que ocorrem apenas um é denunciado, o que dificulta o atendimento as vítimas. “Por isso é importante denunciar, é preciso prevenir e divulgar para que as pessoas saibam identificar situações e fazer a denuncia”, comenta.

Ressalta que é importante prestar atenção no comportamento das crianças, principalmente na escola. “É preciso ter um olhar atento porque sempre que a criança ou adolescente apresenta um comportamento diferente, é porque está pedindo socorro”, comenta Ana Soraia Haddad Biasi.

Conforme a secretária municipal de educação, Mery Cristina Cozer, o trabalho do Fórum Municipal é de extrema importância, pois todos podem colaborar para mudar essa situação. “O mais importante é trabalhar a prevenção, mas também resolver o problema que existe e apoiar as crianças, pois o abuso pode ser diagnosticado pelo comportamento, e às vezes um professor, com a sua sensibilidade, podem identificar e buscar ajuda”, comenta a secretária.

O trabalho do Fórum Municipal de Xanxerê é continuo e procura através das campanhas, prevenir e denunciar a exploração sexual. Segundo Mariana Boni, apesar da violência existir, estão surgindo muitas denuncias, pois as pessoas estão perdendo o medo de denunciar. “Isso é positivo por estarem denunciando, pois muitos casos são de anos atrás, e com as campanhas as pessoas se sentem protegidas e acabam denunciando. Para denunciar disque 100”, acrescenta.

Participaram do seminário sobre a exploração sexual a secretaria municipal de educação, Mery Cristina Cozer, representando o prefeito municipal, Ademir Gasparini, a presidente do Fórum Municipal de Xanxerê, Mariana Boni, o secretário regional da SDR Xanxerê, Carlos Colatto, a coordenadora do lar APRISCO em Xanxerê, Claraelena Batista, palestrantes, educadores de escolas públicas, municipais e particulares, Fóruns Municipais da região, instituições, autoridades e adolescentes.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *