quarta-feira, abril 30, 2025

Fórum Municipal de Xanxerê discute “Exploração Sexual”

Xanxerê – No Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil, o Fórum Municipal de Xanxerê realizou um seminário tratando sobre a exploração sexual, no centro comunitário da Igreja Matriz.

Além de panfletagem, foi realizada durante a tarde apresentação do teatro Quebra Galho do Colégio La Salle, com a peça ”Bem–me-quer–mal-me-quer”, e palestra com o oficial da Infância e Juventude, Fernando Orostec.

Segundo a palestrante analista em Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina, Ana Soraia Haddad Biasi, a cada dez casos de abuso que ocorrem apenas um é denunciado, o que dificulta o atendimento as vítimas. “Por isso é importante denunciar, é preciso prevenir e divulgar para que as pessoas saibam identificar situações e fazer a denuncia”, comenta.

Ressalta que é importante prestar atenção no comportamento das crianças, principalmente na escola. “É preciso ter um olhar atento porque sempre que a criança ou adolescente apresenta um comportamento diferente, é porque está pedindo socorro”, comenta Ana Soraia Haddad Biasi.

Conforme a secretária municipal de educação, Mery Cristina Cozer, o trabalho do Fórum Municipal é de extrema importância, pois todos podem colaborar para mudar essa situação. “O mais importante é trabalhar a prevenção, mas também resolver o problema que existe e apoiar as crianças, pois o abuso pode ser diagnosticado pelo comportamento, e às vezes um professor, com a sua sensibilidade, podem identificar e buscar ajuda”, comenta a secretária.

O trabalho do Fórum Municipal de Xanxerê é continuo e procura através das campanhas, prevenir e denunciar a exploração sexual. Segundo Mariana Boni, apesar da violência existir, estão surgindo muitas denuncias, pois as pessoas estão perdendo o medo de denunciar. “Isso é positivo por estarem denunciando, pois muitos casos são de anos atrás, e com as campanhas as pessoas se sentem protegidas e acabam denunciando. Para denunciar disque 100”, acrescenta.

Participaram do seminário sobre a exploração sexual a secretaria municipal de educação, Mery Cristina Cozer, representando o prefeito municipal, Ademir Gasparini, a presidente do Fórum Municipal de Xanxerê, Mariana Boni, o secretário regional da SDR Xanxerê, Carlos Colatto, a coordenadora do lar APRISCO em Xanxerê, Claraelena Batista, palestrantes, educadores de escolas públicas, municipais e particulares, Fóruns Municipais da região, instituições, autoridades e adolescentes.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...