Florianópolis sedia etapa estadual da Conferência Nacional de Educação

Florianópolis – De 13 a 15 de outubr a Secretaria de Estado da Educação promoverá, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, na Capital, a Conferência Estadual de Educação (Conae/SC). Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado”, o evento será aberto às 14 horas de terça-feira. Participam 1.250 delegados, representando os segmentos dos gestores, trabalhadores, pais, estudantes e representantes dos Conselhos de Educação, eleitos nas etapas regionais da Conae/SC; delegados natos – membros da Comissão Organizadora; delegados por indicação, e representantes da sociedade civil organizadora.

Todos terão direito à voz e a voto nos debates que definirão os rumos da educação catarinense, em sintonia com as diretrizes nacionais. Também serão convidados para participar da Conferência os coordenadores regionais que não foram eleitos para as vagas de delegados, integrantes da comissão organizadora nacional e palestrantes de colóquios interessados no evento.

A participação na conferência em âmbito estadual, precedida por etapas regionais e municipais, foi ampliada para 60 observadores. As vagas são disponíveis a personalidades nacionais e internacionais, representantes de ONGs, de organismos internacionais e outras representações ou pessoas interessadas em acompanhar a Conferência de Santa Catarina.

Conae – A Conferência Nacional de Educação, coordenada pelo Ministério da Educação, oportuniza a participação da população em decisões que vão elevar o nível da educação brasileira. “É um espaço democrático conquistado pela sociedade brasileira que objetiva construir políticas públicas inovadoras para a Educação, com a ampla participação de diferentes segmentos da sociedade, tendo em vista que ela ocorre nas esferas municipal, estadual, regional e nacional”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer.

Durante todos os eventos, são debatidas formas para tematizar a Educação no Brasil, da escolarização Infantil à Pós Graduação. Essa nova concepção da Educação deverá ser construída em diferentes espaços, desde as escolas e congressos de categorias profissionais até espaços institucionais e acadêmicos. “Estudantes, pais, mães, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade em geral terão a oportunidade de construir os rumos da educação brasileira”, comenta Bauer.

O lançamento da Conae ocorreu em abril do ano passado pelo ministro Fernando Haddad, que destacou os dois principais objetivos do evento. O primeiro foi apresentar ao País o tema central da conferência: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – Diretrizes e Estratégias de Ação”. O segundo é incentivar a participação da sociedade, por meio de eventos que antecedem a Conferências Nacionais nas cidades, regiões e estados.

Conteúdo – O tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação” – Plano Nacional de Educação, Suas Diretrizes e Estratégias de Ação”desencadeará discussões de seis eixos temáticos. O primeiro deles será “O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação: Organização e Regulamentação da Educação Nacional”. Na continuidade da Conferência entrarão na pauta de debates os demais assuntos: “Qualidade e Avaliação da Educação Nacional”; “Democratização do Acesso; Permanência e Sucesso Escolar”; “Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação”; “Financiamento da Educação e Controle Social”; “Justiça Social e Educação: Inclusão, Diversidade e Promoção Igualitária”.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *