Final de semana com cara de primavera

O sol volta a predominar no Sudeste, a temperatura entra em elevação e as chuvas ocorrem apenas no fim do dia, associadas com áreas de instabilidade. “Essas condições são típicas da primavera: frio e calor num curto espaço de tempo, já que é uma estação de transição entre o inverno e o verão”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

O fim de semana também será caracterizado pelo calor e pelas pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria nas Regiões Centro-Oeste e Norte. No Nordeste, a frente fria ainda provoca chuvas em parte da Bahia, com risco de chuva forte no litoral sul. Já nos demais Estados, do Nordeste a previsão é de sol e muito calor.

No Sul do país, o tempo começa a mudar neste sábado, com a volta das chuvas no centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura permanece baixa, com máxima inferior a 20°C no nordeste do Rio Grande do Sul e no centro e leste de Santa Catarina e a 22°C no leste e sudeste do Paraná.

Litoral
A agitação marítima permanece elevada neste fim de semana, especialmente no sábado, quando as ondas chegam a 3m de altura no Rio de Janeiro e a 2,5m de altura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Domingo
De acordo com os meteorologistas da Somar, uma frente fria junta-se às áreas de instabilidade e a previsão é de intensos temporais no centro, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e centro e sul do Paraná. Além das chuvas fortes, rajadas de mais de 100km/h podem atingir o oeste catarinense, especialmente pela manhã. Também há risco de granizo ao longo do dia nos três Estados. As temperaturas permanecem baixas e não chega a 20°C no centro de Santa Catarina e a 22°C no nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste do Paraná.

UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *