Festa Regional do Palmito – Oficina Gastronômica à Base de Palmito em Joinville

Joinville – A Fundação 25 de Julho e a Epagri dão início na quinta-feira (20/3) às atividades da programação da 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado. Durante dois dias (20 e 21), a partir das 8 horas, ocorre a Oficina Gastronômica à Base de Palmito, no Centro de Treinamento da Epagri (Cetreville), em Pirabeiraba. O calendário segue nos dias 28 e 29 com o Seminário Regional de Palmeiras e encerra dia 30 com a Festa do Palmito, na Sociedade Rio da Prata.

A oficina será uma oportunidade para que as pessoas inscritas (25 no total) aprendam ou aperfeiçoem as diversas receitas culinárias à base de palmito. “Por ser um produto que chama a atenção das pessoas por sua qualidade gastronômica as vagas para participar da oficina se esgotaram rapidamente”, disse Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho.

O cultivo de palmeiras para consumo de palmito ganha cada vez mais espaço entre as culturas de produção agrícola. Mais de três mil produtores rurais do litoral norte catarinense têm na produção de palmeiras parte de sua renda. Onévio Zabot, gerente da Epagri em Joinville afirma que em algumas cidades, como Massaranduba, por exemplo, a cultura já ultrapassou a produção de bananas em área plantada. “A produção de palmito é uma grata surpresa para nós e hoje é uma cultura que cresce em média 10% ao ano”, comenta.

A 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado conta com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Palmito Cultivado (Abrapalm), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Catarinense das Indústrias de Conservas, Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Cooperativa Agropecuárua (Coopagro) e Indústria Natupalm.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *