domingo, março 16, 2025

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Laguna

Laguna – A tradicional festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes deverá iniciar dia 30. Dia 2 de fevereiro, no bairro Magalhães, feriado municipal, será realizada procissão marítima pela lagoa Santo Antônio dos Anjos. Antes, ás 17h15min, tem celebração de Benção das velas e Benção da garganta. Ás 18h, acontece a procissão marítima com a imagem da padroeira.

Ás 20h, terceira Missa do Tríduo Festivo com padre Rafael Meurer Schilickmann.

Programação oficial

30/01 – 20h – Missa de abertura com Carreata e Benção dos Carros;

31/01 – 20h – Primeira Missa do Tríduo Festivo com Pe. Lenoir Steiner Becker;

01/02 – 08h – Missa com Pe. Rafael Meurer Schilickmann / 19h30 – Transladação com saída do Colégio Stella Maris  / 20h – Segunda Missa do Tríduo Festivo com Padre Itamar Faísca Nunes

02/02 – 17h15 – Celebração de Benção das velas e Benção da garganta

18h00 – Procissão Marítima com a Imagem da Padroeira saindo da Matriz

20h00 – Terceira Missa do Tríduo Festivo com Pe. Rafael Meurer Schilickmann e Encerramento da Festa.

Histórico

As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores para o Brasil.  A região do Magalhães sempre foi envolvida com o porto da cidade, muitos trabalhadores e diretores moravam no bairro.  

No ano de 1911, para aproximar o povo ainda mais com a religiosidade, foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e teve sua pedra fundamental lançada em dia 5 de novembro daquele ano.

A construção da Capela contou com o patrocínio do superintendente do Porto da Laguna, engenheiro Polidoro Santiago. Já em 1912, houve a primeira festa de Nossa Senhora dos Navegantes com grande número de fiéis que acompanharam a imagem da padroeira. A primeira missa realizada na Capela foi celebrada no dia 25 de dezembro de 1913.

Em 24 de fevereiro de 1966, foi criada a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, pelo Decreto nº 21, assinado pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla. Somente em 1967 foi construída a Casa Paroquial, sendo seu primeiro vigário o Padre Vandelino Shlickmann.

Em 1968 realizou-se a primeira Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, como paróquia.

Em 1º de maio de 1969, foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova matriz, que teve seu início em 16 de maio do mesmo ano, sendo inaugurada no dia 27 de janeiro de 1979.

Taís Sutero
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...