Festa de aniversário para o Museu do Vinho

Videira – O próximo sábado, 26 de setembro, será de festa no Museu do Vinho Mário de Pellegrin de Videira. Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Amigos do Museu do Vinho (Samuvi) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o próprio Museu, ajusta os últimos detalhes para a comemoração dos 78 anos da Casa Canônica e dos 24 anos do Museu do Vinho.

Para isso, uma grande festa está marcada para acontecer a partir das 16 horas, deste sábado, na sede do Museu. Na programação estão uma homenagem aos pioneiros do vinho e da uva e a abertura da exposição temporária: “Pioneiros do Vinho e da Uva”. A mostra também marcará a reabertura do Museu, que há 40 dias estava fechado para uma reorganização estrutural.“Através de uma ampla e longa pesquisa a Samuvi vai nos brindar com um excelente material de resgate histórico e ao mesmo tempo vai homenagear os precursores do trabalho com a uva, que contribuíram sobremaneira com o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso município”, aponta o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.

No total, 19 pioneiros serão homenageados. São eles: Ângelo Scussiato, Benedito Gaio, Caetano Balvedi, Cezar Carelli, Domingos Cesco, Domingos Salvo, Domingos Zago, Izaias Brandelero, João Batista Gaio, José Gaio, José Ogliari, Mansueto Zago, Maria Gaio Ogliari, Modesto Coser, Pedro Comerlato, Santo Zago, Sebastião Turco, Victorio Carelli, e Vitório Scussiato. “Com estas homenagens e com a exposição, a Sociedade Amigos do Museu do Vinho está cumprindo seu papel de difusora da cultura local. E para todos os membros da Samuvi é um honra poder contribuir para a construção da história de Videira”, aponta Maria Luiza Dal Bó Hoeler – Presidente da Samuvi.

A exposição em homenagem aos 19 pioneiros ficará aberta ao público, de segunda a sexta-feira, até o dia 16 de outubro, na sala de exposição temporária do Museu do Vinho Mário de Pellegrin.

Prédio do Museu tem quase 8 décadas de história

A Casa Canônica, hoje Museu do Vinho Mário de Pellegrin, é uma das únicas casas ainda conservadas na região, com características coloniais italianas da década de 30. Rica em detalhes arquitetônicos como lambrequins, mãos francesas, pingadeiras, peitorais, sacadas e portas trabalhadas, que a fazem ter uma beleza estonteante.

A construção iniciou em abril de 1931, logo após a chegada dos primeiros padres Salvatorianos à Vila de Perdizes (hoje Videira) e já no dia 12 de setembro do mesmo ano foi inaugurada.

Por quase quarenta anos a Casa Canônica de Videira foi referencia na região para católicos e outras paróquias, trabalhando em ações comunitárias e formando padres através da faculdade de filosofia. Com a construção de um novo seminário e de um Centro Pastoral, na década de 70 a casa passou a ser moradia de particulares, fato que se estendeu até 1983.

Em abril de 1983, na gestão de Gabriel Bogoni e Wilmar Carelli, a Prefeitura de Videira, adquiriu a Casa Canônica como bem público. A partir de uma concepção histórico social, buscou-se resgatar sua própria história, transformando-a em Centro Cultural e no Museu do Vinho. Em 2002 o Museu do Vinho recebeu da Câmara Municipal o nome de Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Dois anos depois, após uma restauração, a Casa Canônica sede do Museu, recebeu o título de Patrimônio Histórico de Santa Catarina, ressaltando suas características e sua importância histórica.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *