Festa da Cultura Açoriana acontece neste final de semana em Gov. Celso Ramos

Gov. Celso Ramos – A extensa programação da 17ª Açor contará com outros eventos como a 2ª Mar & Festa, aniversário de 47 da cidade e lançamento do Hino Municipal

A 17ª Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, evento que reunirá o que tem de mais autêntico da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade será realizada neste final semana, entre os dias 5, 6 e 7. A festa será realizada na Rua Gerino Belmiro dos Santos, na Praia da Camboa – Fazenda da Armação, no município de Governador Celso Ramos, com entrada franca. Mais de 40 mil visitantes são aguardados no evento.

Durante a festividade haverá uma extensa programação na qual será comemorado os 47 anos de emancipação político-administrativa da cidade, lançamento da 2ª Mar & Festa e também o lançamento do Hino Municipal.

Festa tradicional que acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral, o Açor tem programada para esta edição exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de vários documentários sobre a cultura açoriana, gravados em Santa Catarina e nos Açores (Portugal). Participarão do encontro 79 instituições culturais; 41 grupos folclóricos e sete Cantorias do Divino Espírito Santo. Serão mais de 60 apresentações folclóricas e três shows musicais.

Além disso, em Estandes Culturais serão representados 23 municípios e 56 instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Neste espaço, diversos artesãos produzirão e comercializarão suas peças. Haverá também 12 estandes das escolas do município de Governador Celso Ramos que trabalharam durante o ano vários aspectos da herança cultural de base açoriana e durante o evento mostrarão os resultados alcançados.

Abertura Oficial acontece na sexta-feira, dia 5, com abertura de estandes e show

A abertura oficial do evento acontecerá na sexta-feira, dia 5, a partir das 18h30, que contará com a presença do Prefeito Municipal Anísio Soares, da Secretária de Educação e Cultura Azenir Porto Soares, do Diretor do NEA Joi Cletison e demais autoridades. Haverá também abertura dos estandes gastronômicos, culturais e um show de encerramento.   

No sábado, dia 6, a partir das 10 horas, na Praia da Camboa – Fazenda da Armação, acontecerá o Desfile Folclórico dos Grupos que estarão atuando nos três dias do evento. Ainda no dia 6, o município de Governador Celso Ramos completará 47 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a importante data, os parabéns acontecerá às 16 horas, no estande da Prefeitura Municipal, com um gigantesco bolo.

No domingo, dia 7, às 9h30, na Capela São Sebastião, da Fazenda da Armação, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, de vários municípios para cantar e tocar durante a missa. Também funcionará na festa uma praça de alimentação para oferta de diversos pratos da culinária açoriana.

No Estande Gastronômico haverá um diversificado cardápio enriquecido com frutos do mar na 2ª Mar & Festa que fará parte do Calendário Turístico e Cultural de Governador Celso Ramos. “Associações e Cooperativas de Pesca e Maricultura participarão do evento, porque essa festa é para a população. Além da gastronomia açoriana feita por produtores locais, faremos também competições e brincadeiras entre os pescadores”, adianta a Secretária de Educação e Cultura Azenir Porto Soares.

Entre as exposições estão ´Açores`, com imagens do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano com fotografias de Joi Cletison, diretor do NEA da Ufsc (Universidade de Santa Catarina). Haverá também a Exposição “Os Açores” do fotógrafo português Mauricio de Abreu que mostra imagens das freguesias rurais do Arquipélago dos Açores.

“Um dos objetivos do NEA/UFSC quando criou a festa, é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular com o seu saber fazer”, destaca Joi.

Sediar a Festa Açoriana de Santa Catarina pela segunda vez no município de Governador Celso Ramos é motivo de orgulho para o Prefeito Municipal Anísio Soares. “Esta é a ocasião para mantermos nossas tradições açorianas e mostrar aos visitantes nossa rica cultura. Os preparativos estão sendo feitos com a competência e a dedicação da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte, do NEA e de todas as Secretarias Municipais que se envolvem na organização desse grandioso projeto. Temos certeza que esta edição superará nossas expectativas de público ultrapassando os 35 mil visitantes. Aguardamos com ansiedade a presença dos visitantes daqui do município e de toda região”, complementa o Prefeito Anísio.      

A Açor já foi realizada nas cidades de Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas, São Francisco do Sul; Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí  e Palhoça. A programação da 17ª Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina pode ser obtida no site oficial da prefeitura www.governadorcelsoramos.sc.gov.br.

ai/4horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes