A consultoria de recrutamento Solução Labor, de São Paulo, acaba de apresentar os resultados da pesquisa feita no primeiro trimestre de 2009 sobre as principais características levadas em conta para contratação de profissionais em áreas operacionais (serviços diversos como atendente de loja, caixa, recepcionista, operador de Telemarketing).
Um dos resultados expressivos foi a constatação de que, para muitas empresas, mais importante que os diplomas apresentados estava o conhecimento de um segundo idioma, com preferência de 35% para o inglês, 22% espanhol, 18% japonês, 9% francês, 6% árabe, 5% coreano e 5% chinês.
“Hoje as empresas sabem que o Brasil é mercado constante de turismo de negócios, com pessoas que se sentem mais confortáveis quando atendidas por alguém que fale, mesmo rudimentarmente, o idioma que lhes é familiar”, explica a diretora da empresa Suyen Miranda. “Mesmo quem se expressa pouco em japonês, chinês e coreano passa à frente de todos os candidatos que desconhecem estas línguas por mais que a bagagem acadêmica e/ou profissional seja superior”, enfatiza.
A consultoria lembra que quanto mais versátil for o candidato no uso de seu conhecimento de idiomas estrangeiros, tanto melhor para as empresas. “Há pessoas que até possuem diplomas dos cursos mas não tem desenvoltura, jogo de cintura para contornar situações onde a palavra adequada no idioma não é conhecida, mas sabem se fazer entender com expressões e o vocabulário que dominam. Isso é comum nas línguas orientais, onde os interlocutores estrangeiros procuram ‘facilitar' a interação com o profissional brasileiro que tenta se comunicar no idioma deles, mesmo com palavras simples e básicas”, afirma Suyen.
A pesquisa mostra também que o fator idade, quando cruzado com o conhecimento do segundo idioma auxilia no processo seletivo. “Candidatos com mais idade que sabem um idioma estrangeiro e usam com desenvoltura são muito bem aceitos pelas empresas, pois passam segurança e a imagem de larga experiência profissional, além de possuírem por vezes um vocabulário que muito ajuda a realizar bons negócios”, finaliza a consultora.