terça-feira, fevereiro 11, 2025

Falar um segundo idioma é determinante até em cargos operacionais

A consultoria de recrutamento Solução Labor, de São Paulo, acaba de apresentar os resultados da pesquisa feita no primeiro trimestre de 2009 sobre as principais características levadas em conta para contratação de profissionais em áreas operacionais (serviços diversos como atendente de loja, caixa, recepcionista, operador de Telemarketing).

Um dos resultados expressivos foi a constatação de que, para muitas empresas, mais importante que os diplomas apresentados estava o conhecimento de um segundo idioma, com preferência de 35% para o inglês, 22% espanhol, 18% japonês, 9% francês, 6% árabe, 5% coreano e 5% chinês.

“Hoje as empresas sabem que o Brasil é mercado constante de turismo de negócios, com pessoas que se sentem mais confortáveis quando atendidas por alguém que fale, mesmo rudimentarmente, o idioma que lhes é familiar”, explica a diretora da empresa Suyen Miranda. “Mesmo quem se expressa pouco em japonês, chinês e coreano passa à frente de todos os candidatos que desconhecem estas línguas por mais que a bagagem acadêmica e/ou profissional seja superior”, enfatiza.

A consultoria lembra que quanto mais versátil for o candidato no uso de seu conhecimento de idiomas estrangeiros, tanto melhor para as empresas. “Há pessoas que até possuem diplomas dos cursos mas não tem desenvoltura, jogo de cintura para contornar situações onde a palavra adequada no idioma não é conhecida, mas sabem se fazer entender com expressões e o vocabulário que dominam. Isso é comum nas línguas orientais, onde os interlocutores estrangeiros procuram ‘facilitar' a interação com o profissional brasileiro que tenta se comunicar no idioma deles, mesmo com palavras simples e básicas”, afirma Suyen.

A pesquisa mostra também que o fator idade, quando cruzado com o conhecimento do segundo idioma auxilia no processo seletivo. “Candidatos com mais idade que sabem um idioma estrangeiro e usam com desenvoltura são muito bem aceitos pelas empresas, pois passam segurança e a imagem de larga experiência profissional, além de possuírem por vezes um vocabulário que muito ajuda a realizar bons negócios”, finaliza a consultora.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...