Florianópolis – Começou, por volta das 11h, o evento que lança oficialmente a fábrica de carros alemã BMW em Araquari, Norte de Santa Catarina. A cerimônia está acontecendo no Teatro do CIC, em Florianópolis.
O evento tem a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo; do presidente da BMW, Arturo Piñero; do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen; do ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do ministro do Trabalho, Manoel Dias; da senadora Ideli Salvatti e do vice-governador, Pinho Moreira.
Logo que chegou ao CIC, o presidente da BMW foi abordado pelos jornalistas e afirmou que até o fim de 2014, os primeiros carros da BMW fabricados em Santa Catarina estarão circulando nas ruas.
Já o ministro Pimentel destacou a vocação de Santa Catarina para a indústria automobilística de vanguarda. A fábrica da BMW vai gerar um faturamento de R$ 2 bilhões por ano ao Estado e, inicialmente, mais de mil empregos diretos e 5 mil indiretos.
“O setor automotivo representa cerca de 20% do PIB da economia brasileira e, com a BMW em Santa Catarina, o Estado vai se destacar com muita força e qualidade nessa área tão competitiva”, projetou o governador Raimundo Colombo.
Além do lançamento oficial da BMW, o evento desta manhã serviu para anunciar o repasse de R$ 3 milhões para o Balé Bolshoi, que abriu a solenidade no CIC com o espetáculo Divertissemant. Além disso, será assinado o decreto que altera a lei do pró-emprego para concessão de benefícios que visam estimular atividades relacionadas aos setores automotivo, aeronáutico, aeroespacial e de defesa em Santa Catarina.
Além da transmissão pelo Youtube, é possível acompanhar o evento pelas redes sociais com a #BMWem SC.
ai/UNO