A exposição, que ficará a mostra até o dia seis de julho tem como objetivo divulgar a ciência arqueológica e socializar o conhecimento produzido, a partir das pesquisas arqueológicas desenvolvidas às margens dos rios Irani e Chapecó.
"Pré-história nos Vales dos Rios Irani e Chapecó" conta com objetos arqueológicos, mapas, imagens fotográficas e textos, que trazem um pouco da história dos antigos moradores da região. A cultura material exposta foi recuperada dos 64 sítios arqueológicos registrados e se refere especialmente a Tradição Taquara, prováveis antepassados dos grupos Kaingang. Atualmente o acervo recuperado com esses estudos está guardado no CEOM – Centro de Memória, programa de pesquisa e extensão da UNOCHAPECÓ. A exposição é resultado do projeto de extensão "Histórias da pré-história: educação patrimonial entre os Vales dos rios Chapecó e Irani", desenvolvido pela FAPEX Fundo de Apoio a Pesquisa e Extensão, que iniciou em 2008 e foi renovado em 2009.
O projeto é coordenado pela Técnica em Arqueologia Mirian Carbonera, tem como bolsista a acadêmica de História Kamila Zanrosso, e conta também com a colaboração Denise Argenta, Técnica em Educação Patrimonial do CEOM.
Durante o ano de 2008, a exposição foi exibida Xavantina, Pinhalzinho, Arvoredo, Marema, Entre Rios, União do Oeste, Ipuaçu, São Domingos, Quilombo e Xaxim. Recebeu quase 4 mil visitantes, a maioria alunos. Em 2009, a exposição já esteve em São Lourenço do Oeste, Ipuaçú, Pinhalzinho, e agora estará em Xanxerê.
Fonte:Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.