Videira – As estatísticas comprovam. O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no Brasil. A cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados no Brasil 50 mil novos casos de câncer de mama. De olho nestes dados e visando o diagnóstico precoce da doença, a Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Saúde e Ação Social disponibiliza todos os dias, gratuitamente para as videirenses, cerca de 15 mamografias – exame que detecta o câncer de mama. "A mamografia é a maneira mais eficaz de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Tanto a prevenção como a detecção precoce são formas de garantir o tratamento adequado, a cura e evitar complicações”, afirma o secretário de Saúde – Sandro Caregnato.
Para a técnica em enfermagem – Elisangela Santos, de 36 anos, a gratuidade do exame foi fator importante na busca do tratamento. Há alguns dias, durante o auto-exame, ela descobriu que tinha um nódulo no seio. Orientada pelo médico foi encaminhada para a realização da mamografia. “Estou otimista porque sei que este é um exame de precisão e com o diagnóstico certo poderei fazer o tratamento adequado”, diz.
O secretário explica que a saúde preventiva é uma das metas do Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge. Segundo ele, o trabalho de prevenção ao câncer de mama tem início nos postos de saúde, quando o médico faz o pedido do exame. As mulheres interessadas, especialmente as com mais de 36 anos ou que apresentam algum sintoma, devem procurar um médico nas Unidades Básicas de Saúde. Nos postos elas passarão pelo exame físico de mama, e o médico prescreverá o encaminhamento para um especialista, que pedirá ou não, de acordo com as reais necessidades, a realização do exame completo de mamografia, que acontece no Posto de Saúde do Bairro Floresta. “Não existe uma idade correta para se fazer a mamografia. Cada caso depende de vários fatores, como o histórico familiar da pessoa, se há outras integrantes da família que tiveram a doença, se a mulher já foi mãe, se amamentou, entre outros fatores. O importante é ficar atenta”.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é realizar mais de 2.500 exames em 2010. “No final do ano, o aparelho apresentou problemas técnicos, por isso o atendimento ficou paralisado. No entanto, investimos R$ 16 mil na troca de uma das peças e agora, os exames já estão acontecendo normalmente”, ressalta o secretário.
Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas no Posto de Saúde do Bairro Floresta, através do telefone: 3566-5537.
Saiba mais sobre o Câncer de Mama
É o tipo de câncer mais freqüente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
Como a mulher pode perceber a doença?
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Como descobrir a doença mais cedo?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
O que é mamografia?
É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 36 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
O auto-exame previne a doença?
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Recomenda-se que uma semana após a menstruação a paciente deve examinar com o toque, as duas mamas e a região das axilas,de maneira a identificar eventualmente algum nódulo, alguma alteração na pele, alguma coisa diferente no mamilo. E caso isso aconteça, procurar o ginecologista ou mastologista, que é o médico habilitado a dar orientação e tomar as providências necessárias. E isso deve ser feito mesmo antes dos 40 anos.
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Fonte: Ministério da Saúde
Silvia Angélica Palma
AI/Redação 24 Horas