Joinville – A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville inaugurou na tarde desta segunda-feira, 27, em Balneário Barra do Sul, as novas instalações da Escola Indígena de Ensino Fundamental Jataity. Com investimento superior a R$ 168 mil, foi construído um prédio com mais de 183 metros quadrados de área. “O Governo do Estado está cumprindo o seu papel dentro das políticas públicas de inclusão social, oferecendo um espaço adequado para a alfabetização”, afirma o secretário regional, Braulio Barbosa.
A partir desta terça-feira, 28, os alunos passarão a estudar num ambiente com duas salas de aula, dois banheiros, cozinha e dispensa. Antes das melhorias, as aulas aconteciam no antigo colégio, que era estruturado em madeira. A escola indígena de Balneário Barra do Sul funciona desde o ano de 2008 e é uma das cinco unidades existentes na região.
Segundo a gerente regional de Educação, Clarice Portela, existe a intenção de construir novos prédios para as demais. “A prioridade agora é fazer um novo colégio para a aldeia Morro Alto, de São Francisco do Sul, que conta com uma estrutura mais desgastada”, explica. A Escola Indígena de Ensino Fundamental Tarumã, de Garuva, ficaria de fora, pois foi reformada neste ano.
A Escola Indígena de Ensino Fundamental Jataity conta com 11 alunos, sendo cinco cursando as séries iniciais do ensino fundamental e seis da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a Gerência Regional de Educação (Gered) contabiliza 71 estudantes matriculados em todas as cinco escolas indígenas.
Relação de escolas indígenas da região:
EIEF Laranjeiras – São Francisco do Sul
EIEF Kirikue Nhemboe’a – Araquari
EIEF Cacique Werà Pukù – Araquari
EIEF Tarumã – Garuva
EIEF Jataity – Balneário Barra do Sul
Glaene Vargas
Assessora de Comunicação – ASCOM