terça-feira, junho 24, 2025

Estudante de Mafra é finalista do concurso de Redação do Senado Federal

Florianópolis – Karla Ariane Kormann Loth, aluna da escola da rede pública estadual “Barão de Antonina”, do município de Mafra, está entre os 27 classificados no II Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “Muito Prazer, Sou Cidadão de uma República Chamada Brasil”. A listagem dos classificados foi divulgada na segunda-feira (9), pela coordenação de eventos da Secretaria de Relações Públicas do Senado. Mesmo não conquistando os primeiros três lugares, Karla participará, de 18 a 20 de novembro, das comemorações alusivas ao “Dia da Bandeira”, em Brasília. No dia 19, ela estará presente na solenidade de premiação, às 10h20min, e na cerimônia em homenagem à bandeira nacional, que ocorrerá às 11h20min.

A estudante, que passou na etapa estadual, envolvendo as 36 Gerências Regionais de Educação, teve sua redação “Brasil Cidadania, Ativa”,
escolhida pela comissão responsável pelo concurso na Secretaria de Estado da Educação.

O II Concurso de Redação para alunos do ensino médio das escolas da rede pública dos Estados e do Distrito Federal, é Promovido pelo Senado Federal, em comemoração aos 120 anos da Proclamação da República no Brasil. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), do Ministério da Educação e das Secretarias de Estado da Educação do País.

O objetivo geral do concurso é estimular os estudantes dos dois últimos anos do ensino médio da rede pública, com idades entre 16 e 19 anos, a refletir sobre a organização política do Estado Brasileiro, República desde 1889. Também busca promover o debate sobre a responsabilidade de cada indivíduo no exercício da cidadania, em suas múltiplas formas, no cotidiano. As escolas receberam material bibliográfico do Senado para subsidiar os trabalhos dos alunos, além dos debates realizados em sala de aula nas diversas disciplinas do conhecimento.

Para o secretário Paulo Bauer, o concurso é muito importante, principalmente para o atual contexto político do país. “Com isso, estamos
levando o debate de forma interdisciplinar para dentro da escola, instigando uma discussão crítica sobre a construção do Brasil, a formação
do povo brasileiro, a democracia, além de contribuir para que o Senado reforce sua credibilidade”, afirma Bauer.

Objetivos específicos do concurso – Provocar nos alunos a reflexão sobre a importância do Estado democrático de direito para o exercício da
cidadania; estimular a pesquisa relativa aos sistemas de governo vigentes na história do Brasil, especialmente a República; contribuir para o
processo de cidadania, proporcionando aos futuros formadores de opinião a visão do papel institucional do Senado Federal e do Poder Legislativo brasileiro; valorizar a cerimônia de comemoração ao “Dia da Bandeira” no Senado Federal, agregando a ela as comemorações dos 120 anos da Proclamação da República.

Fonte : Assessoria de Imprensa

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