terça-feira, janeiro 21, 2025

Está sendo restaurado pela secretaría do Turismo e da Cultura um dos maiores potenciais turísticos

Videira – Criada há poucos meses pelo prefeito Wilmar Carelli e pelo vice-prefeito – Dr. Jorge, com a intenção de alavancar os setores turístico e cultural de Videira, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura montou departamentos exclusivos para cuidar de cada uma das áreas. 

O secretário da pasta – Clemir Schmitt, conta que desde o início de agosto o comando do Departamento de Turismo está à cargo de Yuri Hentz. O profissional foi contratado pelo perfil empreendedor e pela experiência que acumula na área. “Precisamos de profissionais que ousem junto com a Administração para desenvolver o turismo local, por isso, apostamos em uma equipe determinada e com vontade de ver essas melhorias acontecerem”, diz Schmitt.

Segundo Yuri, o Departamento de Turismo foi dividido em dois núcleos Articulação e Projetos. O primeiro deles, como o próprio nome diz, está atuando no sentido de articular o envolvimento da Secretaria de Turismo e Cultura e os setores que serão parceiros como: hotéis, restaurantes, operadoras de turismo, postos de combustíveis, comércio, entre outras atividades que possam ser beneficiadas com o turismo. Já o Núcleo de projetos irá atuar na elaboração de iniciativas que oportunizem a solidificação do potencial turístico da cidade, a formação de parceiras e os incentivos para o setor. “Esse processo de articulação com os parceiros locais já foi desencadeado. Visitamos diversos empresários e colhemos informações que estão compondo um inventário do setor turístico de Videira e que vão nos permitir elaborar os roteiros que atenderão os visitantes”, diz.

Com a coleta das informações que apontam os principais atrativos turísticos do município e as potencialidades ainda inexploradas, a Secretaria de Turismo já está elaborando os dois primeiros roteiros, que serão oferecidos aos turistas nos próximos 40 dias. “O nosso diferencial a partir de agora, será a forma de apresentação dos pontos turísticos que já estão consolidados, como o Museu do Vinho, a Igreja, Matriz e o Observatório, por exemplo. Para isso, iremos preparar um profissional,que será uma espécie de guia, ou seja, estará totalmente apto a repassar as informações sobre nossa história, com uma linguagem unificada que fortalecerá a propagação do nosso potencial”, explica o secretário.

Para solidificar ainda mais o conceito de unidade, a Secretaria também está implantando um núcleo de agregação e articulação turística, que funcionará organizando os roteiros de Videira e região, para que todo o tempo de permanência dos turistas seja bem aproveitado, além de repassar aos grupos de visitantes. “O turismo atual em Videira é desarticulado, não há uma preocupação em manter o turista aqui para consumir, almoçar ou dormir. Ele nos visita e parte para almoçar e dormir em outras cidades. E nossa intenção é criar alternativas para que essa realidade mude”, aponta Yuri.

Além do contato e da articulação para o funcionamento sincronizado do setor, o Departamento de Turismo também está investindo no estudo para descobrir e estimular novos atrativos. Nos próximos dias a secretaria de Turismo traz para Videira uma empresa especializada em turismo de aventura. Durante 3 dias, uma equipe irá fazer uma expedição pelo Rio do Peixe e seus afluentes, para verificar se é possível praticar o rafting , que é caracterizado pela descida em corredeiras utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. “Queremos ter um diagnóstico, por isso essa empresa vai percorrer o rio e vai dizer se temos ou não potencial para isso e se tivermos, os melhores pontos já serão mapeados”, adianta Schmitt.

O turismo de eventos também está recebendo atenção especial da nova Secretaria. Yuri Hentz explica que já fez um levantamento do número de leitos em hotéis da cidade, restaurantes, bares, auditórios e empresas potenciais para esse nicho de mercado. “Já estamos na etapa de articular as parcerias com as empresas”, diz.

A profissionalização do setor turístico, adequando-se à demanda do mercado – cada vez mais globalizado, também é uma preocupação da Secretaria de Turismo e Cultura. Para isso, a meta é investir na qualificação de todos os serviços que possam ser oferecidos aos turistas.

A iniciativa deve ser desencadeada através de parcerias com o Sebrae, Rota Italiana, Rota da Amizade e outras entidades e deve atingir garçons, frentistas, atendentes e vendedores dos mais variados segmentos. “Só a Rota da Amizade recebe 600 mil turistas por ano, por isso temos que avançar para sermos referência em recebê-los”, concluiu Schmitt.

Fonte: Assessoría de Imprensa

 

Mais um caso de Gripe A em Videira

Videira confirmou nesta quinta-feira (27), o quarto caso de Gripe A, no município. Trata-se de uma jovem de 16 anos que está grávida. Segundo o secretário de Saúde – Sandro Caregnato a paciente foi internada, medicada e já está em casa, pois não corre risco de morte. “Essa paciente já até passou do período de monitoramento, está ótima e segue fazendo pré natal”, diz o secretário.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Videira – Ana Paula Pinculini, os outros três casos são de uma mulher de 33 anos que também já está fora de risco, de uma outra mulher de 33 anos, que era gestante, acabou perdendo o bebê e segue internada na UTI do Hospital Divino Salvador, além de  um homem com a mesma idade, que é morador de Fraiburgo, mas trabalha em Videira e foi atendido aqui, que também não corre risco de morte.

Para o secretário as altas temperaturas registradas nos últimos dias contribuíram para a diminuição significativa do número de pacientes que procuram a Central de Triagem, instalada junto ao Pame 24 horas, para atender exclusivamente os pacientes com suspeita de gripe.

Na semana entre os dias 10 e 16 de agosto a Central de Triagem atendeu quase 700 pessoas, na semana seguinte, entre os dias 17 e 23, esse número reduziu para pouco mais de 400 atendimentos. E nesta semana, uma média de 60 pessoas estão comparecendo à Central diariamente, o que deve somar pouco mais de 300 atendimentos.”O tempo estável e a conscientização das pessoas com as regras de higienização tem nos ajudado a conter a disseminação do vírus, por isso, pedimos à comunidade que continue agindo preventivamente”, ressalta Caregnato.

O secretário de Saúde – Sandro Caregnato, destaca que embora o número de atendimentos esteja caindo, não dá para relaxar. A recomendação é que todas medidas preventivas, como a higienização das mãos e superfícies com álcool gel, utilização de lenços descartáveis para a tosse e a gripe, locais arejados e isolamento para qualquer caso de gripe, continuem sendo adotadas.

Nas escolas e creches do município, a Administração instalou kits de sabonete líquido antisséptico e tolahas de papel, frascos de álcool gel e interditou bebedouros de uso coletivo, entre outras medidas preventivas. Para agilizar a compra desses materiais o prefeito Wilmar Carelli decretou situação de emergência e também assinou decreto dispensando por tempo indeterminado as servidoras municipais que estejam grávidas.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...