Espetáculo teatral gratuito se apresenta em 12 comunidades

Florianópolis – O Grupo Teatro Sim…Por Que Não?!!! volta à cena em Florianópolis para nova temporada com a peça “Farsa do Advogado Pathelin”. Até  15 de novembro, o espetáculo vai percorrer 12 comunidades, com apresentações gratuitas em clubes, salões paroquiais, centros comunitários, e escolas públicas. Patrocinado pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto tem apoio cultural da Caixa Econômica Federal. A turnê pela cidade inicia nesta sexta-feira (16/10), às 20h30, no Salão Paroquial da Igreja do Pântano do Sul.

Considerada uma das obras-primas do gênero farsesco, “Farsa do Advogado Pathelin” é de autoria desconhecida. Escrita na Idade Média, por volta de 1460, e impressa pela primeira vez em 1485 pelo livreiro Pierre Levet, em Paris, a peça era apresentada na rua, em praças públicas, num contato bem direto com o público. O enredo reproduzia temas cotidianos, com humor e simplicidade, retratando personagens que lembravam tipos comuns da sociedade – o bêbado, o louco, o marido traído, a esposa ciumenta, o mercador e o artesão.

“Farsa do Advogado Pathelin” conta a história de um advogado sem trabalho que engana um comerciante com falsas promessas para conseguir um corte de tecido grátis para presentear a esposa. Ele apronta várias peripécias para não pagar pelo tecido, mas acaba sendo ludibriado por um cliente.  O espetáculo retrata de forma leve e alegre a rede de intrigas e hipocrisias que se forma entre esses personagens que, com bajulações e mentiras, tentam levar vantagem em proveito próprio. Temas como corrupção, justiça (ou a falta dela), religião, entre outros, são retratados de uma forma que faz rir, mas também refletir.

Peça premiada

O Grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!! estreou a “Farsa do Advogado Pathelin” em 1996, com verba recebida de um edital do governo do Estado. Desde então, foram mais de 200 apresentações e participações em diversos festivais no país, e com o mesmo elenco. Em 2006 e 2007, o espetáculo foi selecionado para uma turnê por 26 cidades do interior de Santa Catarina. Em 2009, será apresentado gratuitamente em 12 comunidades de Florianópolis, com patrocínio via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A peça acumula oito premiações, todas recebidas em 1997: melhor atriz (Berna Sant’Anna) e melhor figurino (Norma Ribeiro) no II Conesul de Teatro, Pelotas (RS); melhor atriz no V Festival Isnard Azevedo de Teatro, Florianópolis (SC); melhor figurino no XXV FENATA, Ponta Grossa (PR); além de melhor figurino, atriz, ator (Nazareno Pereira) e direção (Júlio Maurício) no X Festival Catarinense de Teatro, Concórdia (SC).

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *