Escolas e creches municipais dão exemplo na prevenção à Gripe A

Videira – A rotina nas oito escolas e 21 Centros de Educação Infantil (Cemeis) da Rede Municipal de ensino de Videira mudou desde o início das manifestações dos primeiros casos suspeitos de Gripe A no município. Para conter a proliferação do vírus a Secretaria Municipal de Educação tomou uma série de medidas preventivas que foram adotadas dentro das unidades de ensino e as tornaram exemplo na prevenção da doença.

Os banheiros foram equipados com sabonete antisséptico e tolhas de papel e nas salas de aula, as professoras coordenam a utilização de álcool gel para a higienização das mãos das crianças. Nas cozinhas, depois da lavagem de louças e talheres com água e detergente, as merendeiras estão borrifando álcool à 70% “Nos certificamos com a Secretaria de Saúde quais deveriam ser os procedimentos para garantir a segurança dos alunos e não estamos medindo esforços para colocá-los em prática”, aponta o secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo.

Segundo ele, as medidas preventivas não param por aí. Há vários dias as escolas estão escalando os horários de lanches e recreios por turma ou em pequenos grupos, para evitar aglomerações; os bebedouros de uso coletivo foram desativados e todas as superfícies de carteiras, berços, bancadas, mesas, vasos sanitários, torneiras, maçanetas estão sendo limpas constantemente com pano umedecido em álcool à 70%;

Nas creches, os brinquedos de uso coletivo foram recolhidos e os que estão sendo usados também são higienizados com álcool especial. Os alunos devem usar individualmente toalhas, canecas e copos, além de trazer uma garrafinha com água, que não deverá compartilhar com os colegas. As salas de aula devem estar bem arejadas e todas as crianças com sintomas de gripe estão sendo instruídas a ficar em casa. “As servidoras municipais grávidas também foram dispensadas do serviço por tempo indeterminado, portanto, está tudo sobre controle e todas as crianças podem voltar a freqüentar as aulas normalmente”, aponto o secretário ressaltando que as escolas também tem à disposição, vários materiais impressos sobre higiene respiratória etiqueta da tosse, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica.

Videira tem 3 casos confirmados, mas todos os pacientes passam bem

Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que Videira tem 54 suspeitos registrados e 25 deles, já saíram do monitoramento e não correm risco de morte. Exames do Instituto Osvaldo Cruz do Rio de Janeiro, para onde todos os exames estão sendo encaminhados, confirmaram 3 casos no município. Todas as pessoas já foram medicadas, internadas e liberadas por não correrem risco. “Um desses pacientes está em nossas estatísticas porque foi atendido em nosso município por trabalhar aqui, mas ele é morador de Fraiburgo”, explica o secretário de Saúde – Sandro Caregnato.

Para atender os casos suspeitos de Videira, a Prefeitura montou uma Central de Triagem, com consultório exclusivo , junto ao Pame 24 horas, assim como montou um espaço especial para atendimento às gestantes no Cevi.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *