sábado, abril 19, 2025

Escolas e creches municipais dão exemplo na prevenção à Gripe A

Videira – A rotina nas oito escolas e 21 Centros de Educação Infantil (Cemeis) da Rede Municipal de ensino de Videira mudou desde o início das manifestações dos primeiros casos suspeitos de Gripe A no município. Para conter a proliferação do vírus a Secretaria Municipal de Educação tomou uma série de medidas preventivas que foram adotadas dentro das unidades de ensino e as tornaram exemplo na prevenção da doença.

Os banheiros foram equipados com sabonete antisséptico e tolhas de papel e nas salas de aula, as professoras coordenam a utilização de álcool gel para a higienização das mãos das crianças. Nas cozinhas, depois da lavagem de louças e talheres com água e detergente, as merendeiras estão borrifando álcool à 70% “Nos certificamos com a Secretaria de Saúde quais deveriam ser os procedimentos para garantir a segurança dos alunos e não estamos medindo esforços para colocá-los em prática”, aponta o secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo.

Segundo ele, as medidas preventivas não param por aí. Há vários dias as escolas estão escalando os horários de lanches e recreios por turma ou em pequenos grupos, para evitar aglomerações; os bebedouros de uso coletivo foram desativados e todas as superfícies de carteiras, berços, bancadas, mesas, vasos sanitários, torneiras, maçanetas estão sendo limpas constantemente com pano umedecido em álcool à 70%;

Nas creches, os brinquedos de uso coletivo foram recolhidos e os que estão sendo usados também são higienizados com álcool especial. Os alunos devem usar individualmente toalhas, canecas e copos, além de trazer uma garrafinha com água, que não deverá compartilhar com os colegas. As salas de aula devem estar bem arejadas e todas as crianças com sintomas de gripe estão sendo instruídas a ficar em casa. “As servidoras municipais grávidas também foram dispensadas do serviço por tempo indeterminado, portanto, está tudo sobre controle e todas as crianças podem voltar a freqüentar as aulas normalmente”, aponto o secretário ressaltando que as escolas também tem à disposição, vários materiais impressos sobre higiene respiratória etiqueta da tosse, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica.

Videira tem 3 casos confirmados, mas todos os pacientes passam bem

Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que Videira tem 54 suspeitos registrados e 25 deles, já saíram do monitoramento e não correm risco de morte. Exames do Instituto Osvaldo Cruz do Rio de Janeiro, para onde todos os exames estão sendo encaminhados, confirmaram 3 casos no município. Todas as pessoas já foram medicadas, internadas e liberadas por não correrem risco. “Um desses pacientes está em nossas estatísticas porque foi atendido em nosso município por trabalhar aqui, mas ele é morador de Fraiburgo”, explica o secretário de Saúde – Sandro Caregnato.

Para atender os casos suspeitos de Videira, a Prefeitura montou uma Central de Triagem, com consultório exclusivo , junto ao Pame 24 horas, assim como montou um espaço especial para atendimento às gestantes no Cevi.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...