Data marca evento mundial exclusivo para prática de atividade esportiva em um desafio entre cidades; Penha estará disputando contra Cuba.
Penha – As escolas municipais de Penha se preparam para um dia de atividades físicas. Nesta quarta-feira, 29, elas participam do Dia do Desafio. Os professores de educação física da Rede Municipal estão se organizando para mobilizar toda a comunidade escolar e ‘enfrentar' a cidade de Los Arabos, em Cuba.
“É uma cidade com o mesmo número de habitantes de Penha e por isso o desafio. Vence a cidade que tiver o maior número de pessoas realizando alguma atividade física”, explica o secretário de Educação e Cultura, Misael Cordeiro. A data é uma mobilização mundial em prol da qualidade e de uma vida saudável.
A ação vai mobilizar as 21 unidades de ensino e seus mais de três mil alunos. Por quinze minutos, farão alongamentos, danças e exercícios. Às 15h30, Secretaria de Educação também realiza um passeio ciclístico para fomentar a participação da comunidade na data. A saída é no próprio pátio da sede da Secretaria.
A COMPETIÇÃO
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio. Trata-se de um dia de “desafio” entre cidades na forma de uma competição amigável, que visa sensibilizar a população para a importância de uma vida ativa, promovendo integração social e espírito comunitário. O desafio é praticar alguma atividade física durante 15 minutos. A competição é feita entre cidades do mesmo porte, que disputam amigavelmente inúmeras modalidades esportivas. Ganha quem reunir o maior número de participantes.
O Dia do Desafio é coordenado no continente americano pelo SESC de São Paulo e nos estados brasileiros é coordenado por suas unidades estaduais. O lançamento do Dia do Desafio no Estado de Santa Catarina aconteceu no dia 15 de maio na Pousada Rural do SESC, em Lages, com a participação de representantes dos municípios participantes, atletas e ex-atletas profissionais e dirigentes do SESC.
O prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Através desse movimento, indivíduos, grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.
Felipe Franco
UNOPress