Balneário Piçarras – A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) de Balneário Piçarras investe em medidas educativas para divulgar a prevenção ao mosquito transmissor da dengue. Desde setembro, os profissionais da Vigilância em Saúde do município promovem nas escolas da cidade a campanha “10 minutinhos e adeus, dengue”. A segunda etapa da campanha começou dia 26 de outubro, nas escolas municipais e deve seguir até 20 de novembro.
De acordo com a coordenadora do projeto, Carolina Genovezzi, as crianças tem demonstrado interesse sobre o assunto. “Percebemos o envolvimento delas por meio de suas expressões e perguntas”, afirma. Segundo ela, cada criança pode levar as atividades para casa e socializar o aprendizado com suas famílias.
Nos meses de setembro e outubro, a campanha percorreu as escolas estaduais e particulares e envolveu 547 alunos do pré-escolar a quarta série do ensino fundamental. A expectativa da Sabes é de que cerca de 2 mil crianças participem do projeto. Todo o material da campanha foi elaborado de acordo com as faixas etárias dos alunos. A intenção, segundo Carolina, é motivá-los para que identifiquem em suas casas possíveis focos do mosquito aedes aegypti. "Em dez minutinhos é possível se livrar de todos", garante.
DIA D
Outras ações de combate ao mosquito da dengue estão sendo articuladas pela Vigilância em Saúde. No dia nacional de combate a dengue, o chamado “Dia D”, promovido pelo Ministério da Saúde, a campanha vai tomar as ruas da cidade. As equipes da Sabes planejam instalar outdoor e organizar blitz educativas nas principais avenidas de Balneário Piçarras. “Vamos distribuir material informativo sobre como evitar a procriação do mosquito transmissor”, afirma a secretária Rita de Cássia Teixeira Rangel. A data do Dia D ainda não foi marcada pelo Ministério da Saúde.
Fonte : Carolina Genovezzi – Vigilância em Saúde