Joinville – Teve início nesta quinta-feira, dia 17, a programação anual da Caravana da Saúde. Com o objetivo de levar informações importantes sobre saúde, higiene, alimentação, atividade física, manuseio de alimentos, higiene bucal, dentre outros, a caravana percorre as escolas localizadas na área rural do município. O programa é realizado pela Prefeitura sob a coordenação de profissionais da secretaria de Saúde.
A primeira etapa de 2011 aconteceu na Escola Básica Municipal Professora Ladir dos Santos, no bairro Dona Francisca. Atualmente a escola tem oitenta alunos, divididos nos turnos vespertino e matutino num total de seis turmas do pré ao quinto ano. Para receber a caravana todos alunos se reuniram no período da manhã. O evento teve o acompanhamento de dentista, fonoaudióloga, psicóloga, enfermeiras e técnicos da Vigilância Sanitária.
Durante a programação foi apresentado filme sobre os cuidados na prevenção do mosquito da dengue, técnicas de escovação, orientação sobre tabagismo, tuberculose, limpeza da caixa d’água e pela primeira vez o programa também realizou a verificação da Carteirinha de Vacinação das crianças e fez ainda o exame biométrico (medidas e peso), onde foram captadas as informações e o resultado será encaminhado para a direção da escola na próxima semana.
Segundo a coordenadora do programa Marilene Strapassoni as crianças seguem as orientações repassadas pelos profissionais, sendo assim elas dificilmente terão alguns tipos de doenças. “Por isso é tão importante a presença de profissionais nas mais variadas áreas da saúde, cada um trás uma informação sobre diferentes assuntos mas necessários para a orientação dos alunos”, disse ela.
A presença da enfermeira para verificar a Carteirinha de Vacinação criou um certo desconforto para alguns alunos. “A preocupação deles é que eles seriam vacinados, mas o objetivo é de verificar se as vacinas estão em dia, caso alguma esteja faltando os pais serão comunicados para que levem a criança até um Posto de Saúde para receber a dose faltante”, explica Marilene.
Enquanto os alunos participavam de atividades lúdicas, palestras, teatro com fantoches, os professores tiveram um bate-papo descontraído com a psicóloga numa forma de reduzir a ansiedade vivida diariamente em sala de aula e também com a fonoaudióloga sobre cuidados com a voz. As merendeiras também tiveram orientação sobre manuseio de alimento. “É um conjunto de ações desenvolvidas visando a saúde”, completa a coordenadora.
A próxima edição da Caravana da Saúde acontece no dia 29 de abril, na EBM Professora Maria Ferreira Ziemann, localizada no bairro Rio Vermelho Povoado.
ai/UNO