Entrega do trabalho de pesquisa e levantamento turísticos sobre o Acorde São Joaquim

Florianópolis – O secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, participou na noite desta quinta-feira (28) do Encontro Regional de Turismo, que apresentou os resultados do Projeto Acorde São Joaquim – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento.

Na ocasião, houve a entrega oficial do trabalho de pesquisa e levantamento turísticos, relizados pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O estudo avalia o potencial turístico da região, apresenta alternativas compatíveis com as políticas públicas voltadas ao incentivo da atividade turística, propõe linhas de incentivo e sugere diretrizes para o desenvolvimento de ações que captem investimentos públicos e privados.

O documento apresenta ainda um amplo estudo sobre a viabilidade econômica para implantação e melhoria de empreendimentos nas áreas de turismo, gastronomia e hotelaria, bem como um levantamento das necessidades desses equipamentos visando a excelência na prestação de serviços.

Filipe Mello destacou que o Governo do Estado está empenhado em dar continuidade ao Acorde. “Um programa que além de importante para o desenvolvimento econômico e social da região de São Joaquim, é um projeto piloto em Santa Catarina”, enfatizou o secretário do Planejamento.

O Acorde Região de São Joaquim é o primeiro projeto do Programa Acorde, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento regional a partir da valorização de suas vocações naturais. Foi lançado em agosto de 2009. O projeto é coordenado pela Secretaria do Planejamento, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, e tem o apoio da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte.

Está dividido em seis grandes segmentos. Empreendedorismo, que vai estimular empreendedores a desenvolver na região projetos em áreas promissoras do turismo, da fruticultura, da ovinocultura e agroindústria familiar. Infraestrutura, através de um conjunto de obras viárias, aeroportuárias e de saneamento básico, dotando a região de uma infraestrutura de apoio à altura de seus atrativos naturais. Revitalização urbana, para atrair e satisfazer até os mais exigentes turistas, tornando a região mais aconchegante e charmosa. Melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um processo concentrado de investimentos, obras e ações que elevarão gradativamente todos os índices regionais de desenvolvimento humano. Marketing, com o objetivo de despertar nos empreendedores a visão das grandes oportunidades, além de divulgar a região para o turismo. E finalmente, a integração regional, que prevê a promoção e articulação permanente dos seis municípios da região: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema.

Também estavam presentes no evento o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior; a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, a professora da Univali, Silvia Regina Cabral, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Turismo & Hotelaria da Univali.

Em seguida, Filipe Mello participou do lançamento do Festival Brasil Sabor, também em São Joaquim. É o primeiro ano com a presença de restaurantes da Serra Catarinense no festival.

O Festival Brasil Sabor vai até o dia 29 de maio, e os pratos inscritos por nove restaurantes serranos, no festival, terão um desconto de 50% nos dias e horários definidos pelos estabelecimentos.

ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes