São Bento do Sul – Iniciou nesta quarta-feira, dia 4, e prossegue na quinta, o encontro do Território da Cidadania do Planalto Norte catarinense. O evento acontece no pavilhão de Eventos da Promosul, em São Bento do Sul, e integra a Ambiental 2009 – Feira e Congresso do Meio Ambiente.
O Território da Cidadania Planalto Norte – SC abrange uma área de 10,5 mil Km² e é composto por 14 municípios: Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.
No território Planalto Norte foram previstas para o ano de 2009 um total de 61 ações com a atuação de 8 ministérios que integram o Programa Territórios da Cidadania, com valor previsto de R$ 123,6 milhões. Até o momento 49 ações foram realizadas com investimentos em torno de R$ 45,6 milhões.
Durante a solenidade de abertura dos trabalhos, o prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, que é delegado regional do Território da Cidadania, frisou a importância o programa desenvolvido pelo Governo Federal, que olha pelas regiões, e não pelos municípios. “Desta forma podemos resolver problemas comuns aos municípios”, observou o são-bentense.
Presente no evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini, observou que a região do Planalto Norte catarinense foi de suma importância para o desenvolvimento de todo o Estado catarinense, porém não obteve o devido reconhecimento. “Com estas ações, agora chegou a vez do Planalto Norte também crescer”, frisou o secretário de Estado.
Fonte: Assessoria de imprensa
