Encontro de Gestores do Plano de Fortalecimento Institucional e Gestão Municipal para o Turismo

Balneário Camboriú – Uma das grandes preocupações dos gestores envolvidos com o turismo na atualidade, é com a qualificação do setor. Em Balneário Camboriú, considerada a “Capital Catarinense do Turismo”, não poderia ser diferente e, por isso, o município desenvolve projetos específicos destinados a melhorar o atendimento aos visitantes. Uma das instituições mais preocupadas com esse atendimento é a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, tanto que, desde 1997, coloca em prática cursos de capacitação totalmente gratuitos, direcionados às pessoas preocupadas em fazer parte de um bom cartão de visitas da cidade.

Foram justamente esses projetos, considerados “cases” ou histórias de sucesso para a Secretaria, que foram apresentados na tarde de terça-feira (16), em Florianópolis, durante o Encontro de Gestores do Plano de Fortalecimento Institucional e Gestão Municipal para o Turismo. A agenda técnica aconteceu no auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, em Florianópolis, e teve participação de vários municípios do Estado. O trabalho realizado em Balneário Camboriú foi exposto pelo turismólogo Alexandre Sureck Montenegro, responsável pelo departamento de Planejamento e Pesquisa da Secretaria e, dentre vários projetos, foram apresentados principalmente os de qualificação.

Alexandre explicou que embora a cidade tenha passado por uma transição de governo, os trabalhos da Sectur não foram afetados e que o Plano de Fortalecimento Institucional, iniciado em 2007, continua no mesmo ritmo, mas de modo mais intenso pela preocupação com a busca de novas informações. O profissional explicou que, para que um planejamento turístico dê certo, não só a instituição pública, mas toda a cidade deve estar integrada em melhorar a oferta de produtos e serviços turísticos.

E para que essa integração seja concreta, Alexandre explicou que é necessário envolver a comunidade e melhorar o atendimento, pois a cidade tem uma estrutura física exemplar e é preciso que sua mão-de-obra faça “jus” a essa oferta. “Temos aproximadamente 18.066 leitos e 6.896 apartamentos no setor hoteleiro, cerca de 8.030 estabelecimentos comerciais, dentre eles 314 do ramo gastronômico. Existem na cidade 1.670 edifícios e só na Avenida Atlântica, 9.750 cadeiras em restaurantes bares e similares (dados de 2008). Por toda a nossa estrutura, temos capacidade de receber grandes eventos. É preciso que a cidade esteja voltada para essa volumosa demanda turística”, analisa o turismólogo.

Ele colocou vários números de Balneário Camboriú, impressionando aos participantes, que solicitaram conhecer o sistema de dados da Secretaria, para implantação de alguns controles em seus municípios. Alexandre especificou sobre os cursos oferecidos gratuitamente pela Sectur que, desde 1997 até final do ano passado, formou mais de 7 mil alunos. O Curso de Turismo e Qualidade no Atendimento deu certificado a 1.878 participantes entre 2007 e 2008. Já o de Espanhol Básico, no ano passado, confirmou 428 diplomas. A capacitação de Manipulação de Alimentos resultou em 385 formados em 2008, em 28 estabelecimentos comerciais atendidos e o curso foi necessário, para que fosse concedido o alvará da Vigilância Sanitária aos trabalhadores da gastronomia. Também foi ministrado o curso de Garçom com boa aceitação.

A apresentação do “case” levou 45 minutos e serviu para que parcerias fossem feitas. O Município de São Francisco do Sul, por exemplo, ficou interessado na Pesquisa Mercadológica e no sistema de rotas de ônibus empregada pela Sectur de Balneário Camboriú. Florianópolis deve tomar o exemplo do cadastro comercial, no qual a entidade sabe quantos estabelecimentos comerciais o município tem, e qual o tipo de serviço de cada um, entre outras informações.

Silvia C. Bomm
ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes