Florianópolis – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (27) e sábado (28), o 1o Encontro Catarinense de Controle de Infecção em Unidade de Terapia Intensiva. A intenção é garantir o atendimento adequado aos pacientes e possibilitar a troca de informações relacionadas à rotina de trabalho entre funcionários de diversos hospitais. O evento é destinado a profissionais de nível superior que atuam em UTIs e nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar da SES, e será realizado das 8 às 18 horas, no auditório da Fecomércio (Rua Felipe Schmidt, 785), em Florianópolis.
De acordo com a Coordenadora de Controle de Infecção em Serviços de Saúde da SES, Ida Zoz de Souza, um dos objetivos do evento é prevenir, controlar e reduzir as chances de surtos de infecções para aprimorar as condições de assistência aos pacientes de UTI. “Geralmente, eles apresentam um quadro debilitado de saúde e necessitam de intervenções de risco, o que acaba expondo-os a condições de infecções”.
Durante os dois dias, mais de 170 profissionais de saúde participarão dos debates e palestras que abordarão a complexidade do Controle de Infecção
em UTI, como medidas de controle de surtos de infecção, resistência microbiana, manejo clínico de pacientes com influenza e uso racional de antimicrobianos. A promoção do encontro é da Coordenação de Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES.
Fonte : Assessoria de Imprensa