Xaxim – Um café palestra para os empresários de Xaxim. O assunto em destaque foi o Programa Jovem Aprendiz, que deverá começar a ser ofertado no município a partir de junho de 2014. A implantação do programa conta com o apoio da ACIAX (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Xaxim), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SICOM (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó) e Governo Municipal de Xaxim.
De acordo com a diretora do Senac Xanxerê, órgão responsável pelo Menor Aprendiz, Cledir Orlandi, seguindo normas do Ministério do Trabalho e da Delegacia Regional do Trabalho, as empresas que possuírem em seu quadro funcional acima de sete empregados e arrecadação superior a três milhões e seiscentos mil reais, deverá, ter um menor aprendiz.
A diretora explica que cerca de 19 empresas em Xaxim deverão se inserir no Programa, com 25 vagas, caso contrário estarão sujeitas a multas. Contudo, Cleidir, comenta a pesquisa de empresas com faturamento acima de três milhões tem oscilações, de um ano para outro. “Pode ser que em um a empresa alcance o faturamento, como também pode ser que baixe esse faturamento.”
Implantação do Programa em Xaxim
No município pretende-se iniciar uma turma em junho de 2014. Para se tornar um o jovem aprendiz, o perfil dos estudantes são adolescentes de 14 a 24 anos. O programa tem duração de 12 meses, totalizando 880 horas, sendo que destas, 400 horas são em sala de aula, durante dois dias da semana. Nas 480 horas restantes, o aluno estará na empresa, prestando serviço três vezes por semana.
O curso de Jovem Aprendiz que será ofertado em Xaxim, será para capacitar os estudantes em serviços administrativos. Entretanto, durante o período, em que o menor Aprendiz estiver na empresa ele precisará passar por todas as áreas e setores administrativos.
Orientação para implantação do Programa nas empresas
A diretora informa que o Senac dará todo o suporte para implantação do Programa nas empresas. No entanto, a questão burocrática e de contratação ficará a cargo da empresa, ficando sob responsabilidade do Senac, ensinar as tarefas da rotina administrativa e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
Também em caso, de que o Jovem Aprendiz não atenda com as suas responsabilidades dentre da instituição empresarial e não cumpra com os requisitos mínimos, ou seja, pontualidade e presença no emprego, o aluno poderá ser desligado do programa.
Patrícia Vanzin
UNOPress