terça-feira, janeiro 21, 2025

Empresários recebem capacitação sobre o Programa Jovem Aprendiz em Xaxim

Xaxim – Um café palestra para os empresários de Xaxim. O assunto em destaque foi o Programa Jovem Aprendiz, que deverá começar a ser ofertado no município a partir de junho de 2014. A implantação do programa conta com o apoio da ACIAX (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Xaxim), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SICOM (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó) e Governo Municipal de Xaxim.

De acordo com a diretora do Senac Xanxerê, órgão responsável pelo Menor Aprendiz, Cledir Orlandi, seguindo normas do Ministério do Trabalho e da Delegacia Regional do Trabalho, as empresas que possuírem em seu quadro funcional acima de sete empregados e arrecadação superior a três milhões e seiscentos mil reais, deverá, ter um menor aprendiz.

A diretora explica que cerca de 19 empresas em Xaxim deverão se inserir no Programa, com 25 vagas, caso contrário estarão sujeitas a multas. Contudo, Cleidir, comenta a pesquisa de empresas com faturamento acima de três milhões tem oscilações, de um ano para outro. “Pode ser que em um a empresa alcance o faturamento, como também pode ser que baixe esse faturamento.”

Implantação do Programa em Xaxim

No município pretende-se iniciar uma turma em junho de 2014. Para se tornar um o jovem aprendiz, o perfil dos estudantes são adolescentes de 14 a 24 anos. O programa tem duração de 12 meses, totalizando 880 horas, sendo que destas, 400 horas são em sala de aula, durante dois dias da semana. Nas 480 horas restantes, o aluno estará na empresa, prestando serviço três vezes por semana.

O curso de Jovem Aprendiz que será ofertado em Xaxim, será para capacitar os estudantes em serviços administrativos. Entretanto, durante o período, em que o menor Aprendiz estiver na empresa ele precisará passar por todas as áreas e setores administrativos.

Orientação para implantação do Programa nas empresas

A diretora informa que o Senac dará todo o suporte para implantação do Programa nas empresas. No entanto, a questão burocrática e de contratação ficará a cargo da empresa, ficando sob responsabilidade do Senac, ensinar  as tarefas da rotina administrativa e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Também em caso, de que o Jovem Aprendiz não atenda com as suas responsabilidades dentre da instituição empresarial e não cumpra com os requisitos mínimos, ou seja, pontualidade e presença no emprego, o aluno poderá ser desligado do programa.

Patrícia Vanzin
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...