Projeto do Sebrae/SC em parceria com a Acavitis aumentou em dez vezes a quantidade de rótulos produzidos em Santa Catarina e possibilita a participação do estado em grandes feiras nacionais como a ExpoVinis
Os vitivinicultores catarinenses apresentam seus melhores produtos na ExpoVinis – maior feira do segmento da América Latina –, em São Paulo, até sexta-feira (26/4). A meta é introduzir a produção catarinense no mercado internacional de vinhos finos, competindo com marcas já consolidadas. A iniciativa é do Sebrae/SC que, em parceria com a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), realiza ações e acesso ao mercado para as marcas do Estado.
Como a vitivinicultura no Estado é recente, o projeto busca consolidar os vinhos produzidos em altitude no mercado conquistando uma Indicação Geográfica que certifique a área como uma produtora. Para isto, são feitos estudos técnicos de solo e clima, das variedades dos vinhos e sócio-culturais, que também visam o fomento da economia local.
Um dos resultados do projeto é que hoje a quantidade de rótulos é 10 vezes superior que antes do projeto. “Quando começamos, em 2008, tínhamos cinco vinhos finos no Estado. Atualmente, são mais de 50 de 34 produtores. É um resultado muito positivo para quatro anos”, comemora Ricardo Brito, gerente da unidade de atendimento coletivo do Sebrae/SC. Sobre a participação catarinense no evento, Brito explica que é uma das vertentes do projeto Territórios para fortalecer e fomentar o segmento
Atuando em áreas de menor IDH, o projeto prevê aquecer a economia da região vitivinicultora do Estado explorando o potencial turístico (especialmente do enoturismo) da Serra Catarinense. Segundo Brito, isto fomentará o empreendedorismo local, gerando empregos, melhorando a arrecadação de renda e fazendo da Serra uma região mais próspera.
Fernanda Espíndola
ai/UNOPress