Um levantamento interno feito pela Manpower, consultoria de recursos humanos que oferece serviços para todo o ciclo de negócios e de emprego das companhias, entre seus clientes registrou aumento de 17% na busca por trabalhadores temporários no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano. Bastante utilizado em períodos de aumento da demanda econômica como Natal e a Páscoa, este modelo deverá seguir tendência de alta no segundo semestre, conforme avaliação do diretor geral da companhia, Augusto Calado Costa. Especialistas aguardam um PIB (Produto Interno Bruto) com indicadores positivos já para o próximo trimestre, revertendo a retração de 0,8% registrada nos três primeiros meses do ano.
"O trabalho temporário é uma das melhores soluções disponíveis no mercado, pois permite que ele se ajuste gradativamente à recuperação da demanda" diz Costa, que credita a melhora da economia à retomada gradual da confiança dos consumidores e investidores. "Também se deve à hábil condução administrativa do governo, que promoveu a redução dos juros básicos e concedeu isenções fiscais com a retirada do IPI de alguns setores".
Setor que mais contratou
Ainda de acordo com os números apurados internamente, o comércio foi o setor que apresentou maior crescimento, registrando um aumento de 18% nas vagas preenchidas no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano. Cerca de 70% do total são vagas temporárias. Os 30% restantes são de contratos efetivos, pelo sistema de recrutamento e seleção.
Fonte: Assessoría de Imprensa