Em dois meses foram mais de 300 pedidos de manutenção da iluminação pública

São Bento do Sul – Desde o início de agosto a Prefeitura de São Bento do Sul assumiu a responsabilidade na manutenção da iluminação pública do município. Os trabalhos, através de contrato emergencial, estão sendo executados pela empresa Sadenco Sul Americana, com filial em Joinville. Nesses dois meses, já foram registrados aproximadamente 350 pedidos de manutenção, onde 150 já foram realizados.
 
Mesmo sendo responsável desde o início de agosto, a Prefeitura conseguiu fazer os primeiros reparos apenas no dia 27 de agosto, devido algumas etapas burocráticas do processo de licitação. “Tivemos de nos adaptar para poder atender melhor a comunidade, e ainda temos alguns pontos que devem ser acrescentados para a próxima licitação. São questões importantes, que puderam ser analisadas somente depois que os serviços já haviam iniciados”, analisa o Secretário de Obras Márcio Dreveck.
 
Diariamente a secretaria recebe cerca de 25 ligações, que são analisadas e posteriormente agendadas. “O agendamento é sequencial, os reparos acontecem duas vezes por semana e são feitos por bairros, ou seja, se a equipe vai trabalhar num determinado bairro e recebe mais alguma solicitação, pode ser que aconteça o encaixe, assim como também pode ser que a equipe esteja no outro lado da cidade e o conserto demore um pouco mais”, explica a responsável pelos agendamentos, Jossemery Kerscher.
 
Maior em extensão e também em número de habitantes, Serra Alta lidera a lista das solicitações de manutenção. “Tem casos que são emergenciais, principalmente quando a rua toda fica sem iluminação devido a queda da chave magnética, e isso geralmente acontece em razão das fortes chuvas”, relata Patrick Lemos, coordenador da área de iluminação pública da Prefeitura. E nesses casos pode haver necessidade da substituição de várias lâmpadas, além do religamento da chave.
 
Outra situação já levantada pela equipe é a ação de vândalos. Em determinados pontos, onde foram registradas a troca das lâmpadas, moradores novamente pediram a presença da empresa pela falta de iluminação. “O controle é feito com o nome da rua e bairro, rapidamente conseguimos identificar se o pedido já foi atendido, e os moradores que também não aprovam essa atitude e necessitam da iluminação, relatam que a lâmpada foi quebrada”, conta Jossemery. Cerca de 30% das solicitações são oriundas de atos de vandalismo.
 
O contrato emergencial tem o prazo de seis meses, com investimento máximo mensal global de R$ 75 mil. Na próxima licitação, além da manutenção das lâmpadas em via pública, também estão previstos outros serviços que serão inclusos para execução da empresa terceirizada.
 
Como fazer o agendamento?
 
Quando necessitar do reparo na iluminação pública, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Obras pelo telefone 3635-5091, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, feriados, ponto facultativo e finais de semana não são feitos agendamentos e manutenções. Para o agendamento é necessário repassar o nome da rua e o bairro onde existe o problema.

AI/Redação 24 horas

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