Itapema – A Rede Municipal de Ensino de Itapema continua avançando em todas as áreas. E os resultados desta transformação educacional são comprovados em números superados a cada ano. Em 2016, 81 alunos da Rede Municipal de Ensino foram aprovados no Instituto Federal Catarinense (IFC), quase o dobro do último ano.
O método de ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, implantado em 2013 em todas as escolas da rede e a constante formação e aperfeiçoamento do professores, além do belo trabalho desenvolvido em sala de aula são responsáveis por este sucesso.
Os aprovados receberão estudo gratuito nos três anos do Ensino Médio e sairão com uma formação técnica. É o caso de Agatha Heitich, que estudou na Escola Educar e agora vai fazer o Ensino Médio ao mesmo tempo em que cursar o técnico em Hospedagem. Ela conta que para participar da seleção recebeu apoio da escola e dos professores. “Assisti um aulão preparatório oferecido pela Escola e tive bastante ajuda dos professores durante o ano letivo. Mesmo agora que não estudamos mais na Rede, ganhamos transporte gratuito e de qualidade para irmos ao IFC todos os dias, o que é ótimo”, afirma Agatha.
Alimentação de qualidade
Outro destaque na educação itapemense é a merenda escolar. Todas as escolas possuem cardápios adaptados a realidade da comunidade com alimentos de qualidade e próprios para cada idade.
Os cardápios são feitos pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e contém produtos orgânicos, além de alimentos produzidos por agricultores do município, como a banana e o aipim. Além disso, as profissionais e o conselho de alimentação escolar frequentam as escolas para verificar a qualidade das refeições e também dão dicas de higiene e alimentação saudável as merendeiras.
Inclusão para todos
Itapema conta com um ônibus totalmente adaptado que é utilizado para o transporte dos alunos com deficiência de mobilidade, atendidos pela educação inclusiva. O veículo é o primeiro do Estado, com cinco lugares para cadeirantes, especificamente para atender alunos com necessidades especiais.
Rafael Ricardo de Souza Nascimento usa o transporte oferecido pela Prefeitura há pelo menos 4 anos. “Com o ônibus adaptado ficou muito mais fácil para meu filho ir à escola. Por ter elevador, não é preciso mais tirá-lo da cadeira de rodas, além de que tanto para embarcar quanto para descer, ele conta com um auxiliar ” conta Valdirene de Souza, a mãe do menino de 11 anos que atualmente está cursando o 6º ano. Ela também afirma que a Prefeitura de Itapema sempre a auxiliou quando foi necessário.
Atualmente, o município atende 175 alunos pela Educação Especial, sendo que 19 são da Educação Infantil e 156 do Ensino Fundamental estudando em toda a Rede Municipal. Todos os alunos que necessitam possuem um professor auxiliar que os ajudam nas atividades de mobilidade, cuidados de higiene e alimentação e oferecem auxilio pedagógico ao aluno, além de contribuir procedimentos diferenciados para qualificar a prática pedagógica.
As unidades escolares também contam com as salas de Atendimento Educacional Especializado (NAESPE), onde são atendidos no período contra-turno com o objetivo de desenvolver suas potencibilidades e habilidades.
Mais conforto em sala de aula
A Secretaria de Educação também está investindo na infraestrutura das escolas. Neste mês estão sendo entregues novas carteiras e cadeiras nas escolas Educar, Francisco Victor Alves Maria Linhares de Souza e Luiz Francisco Vieira para o maior conforto dos alunos. O tamanho destas mesas varia de acordo com a estatura e a idade dos alunos, para que todos possam estudar com muito mais comodidade.
A Secretária de Educação, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch, afirma que a cada ano o trabalho está sendo realizado com ainda mais empenho. “Estamos investindo para que nossa educação tenha cada vez mais qualidade, e isso acontece com muito planejamento e também valorizando e capacitando nossos profissionais. Nosso objetivo é formarmos alunos cada vez melhores e continuar alcançando as metas do Plano Municipal de Educação” afirma Silvana Terezinha da Silva Olbrisch.
“Uma das prioridades do nosso Governo é prezar pelo futuro das nossas crianças. Hoje todos os alunos da Rede Municipal de Ensino contam com o mesmo material disponibilizado nas escolas particulares, o Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo. Um avanço que já se reflete em índices importantes, como a boa colocação dos nossos estudantes em olimpíadas, provas de conhecimento e aprovação de mais de 80 alunos no Instituto Federal Catarinense (IFC). Todas essas conquistas reforçam o envolvimento do Governo Municipal com a educação e com as crianças, que são o futuro da nossa cidade”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
ai/UNO