Diversidade marca Ciclo de Cinema

Joinville – O Ciclo de cinema de junho traz como tema a "Diversidade – expressões do livre afeto". A programação faz parte da agenda cultural da 1ª Semana da Diversidade Joinville 2009, que será realizada nos dias 21 a 28/06. O tema vai abordar as diversas expressões da diversidade sexual e os desafios do preconceito.

A lista de produções sobre o tema é de mais de 300 títulos, sendo que apenas dez foram selecionadas pela organização do evento e serão exibidas. Entre os filmes escolhidos estão premiados como "Tempestade de verão" com 4 prêmios sendo o de melhor público da Alemanha, "Minha mãe gosta de mulher" com o prêmio do Público e o de Melhor Atriz (Leonor Watling) no Festival Hispânico de Miami, e "Xuxu" indicado ao Cesar de Melhor Ator (Gad Elmaleh). A produção americana "Stonewall" de 1995 retrata o início do movimento em 28 de junho de 1969.

A escolha dos filmes levou em considerações obras que tratam do tema de forma correta, deixando de lado produções de teor apelativo. Alguns títulos do Ciclo fazem parte de acervos pessoais e outros foram cedidos por intermédio de convênio com a Cinemateca Francesa do Rio de Janeiro.

Para abrir a programação da Diversidade, nesta sexta-feira será exibido "Stonewall". No sábado é a vez do alemão "Tempestade de verão". As sessões começam sempre às 19 horas na sala de cinema da Cidadela Cultural. O evento é aberto ao público em geral e gratuito. O foco das exibições do Ciclo é o público adulto.

Saiba mais sobre o tema de junho:
"Diversidade – expressões do livre afeto"

Por diversidade cultural a Unesco entende as manifestações de todos os grupos e indivíduos em coletividade. À possibilidade da convivência, no mundo contemporâneo, das diferentes etnias, das diferentes tradições, das diversas sexualidades, das crenças distintas é que se aplicou o rótulo de diversidade cultural. O reconhecimento da diversidade só acontece por meio da ruptura com o pensamento único e com a cultura patriarcal conservadora, segundo a qual a autoridade impõe a norma que todos, indistintamente, devem acatar.  No campo das relações amorosas, essa ruptura tem sido possível graças à batalha de indivíduos e grupos que ousaram exercer o direito inalienável da liberdade afetiva. O Ciclo de Cinema deste mês de junho tenta captar, numa difícil seleção de 10 entre mais de 300 importantes e respeitáveis filmes que tratam da diversidade sexual, as dores e alegrias dessa batalha cotidiana. Quer ser também uma homenagem à celebração pioneira da semana "Diversidade Joinville 2009".

Programação:

* 05/06 – Stonewall (EUA) – 1995, drama histórico / comédia

* 06/06 – Tempestade de verão (Alemanha) – 2004, drama / comédia

* 12/06 – Todas as cores do amor (Irlanda) – 2004, comédia / drama

* 13/06 – Damas de ferro (Tailândia) – 2000, comédia

* 19/06 – Bubble (Israel) – 2006, drama

* 20/06 – Minha mãe gosta de mulher (Espanha) – 2002, comédia / drama

* 26/06 – Xuxu (França) – 2003, comédia

* 27/06 – Rainhas (Espanha) – 1995, comédia

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *