Joinville – Eles não fizeram prova, mas assim como seus alunos, foram avaliados e reconhecidos. Para comemorar a passagem do Dia do Professor, alguns diretores e professores das escolas estaduais da região Norte receberam homenagem. O prêmio Professor Destaque – Mérito Educacional 2009 foi entregue na noite de quinta-feira (15), num grande evento em Joinville, para 90 professores e 10 diretores das unidades escolares da região.
A iniciativa é pioneira em Santa Catarina e contou com a presença da gerente de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, Clarice Portella de Lima, e do secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer. Mais de 300 pessoas estavam presentes no evento.
O objetivo da premiação é reconhecer o trabalho diário dos profissionais em sala de aula. A homenagem foi feita a um professor por área de atuação – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional – de cada instituição de ensino dos oito municípios de abrangência da SDR: Araquari, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.
Para a gerente de educação da SDR-Joinville, Clarice Portella de Lima, a iniciativa permitiu a identificação de experiências bem sucedidas e vai estimular a qualidade da educação. “Não poderíamos deixar de reconhecer essas pessoas que pautam suas ações diárias com esforço, perseverança, dedicação e comprometimento”, destacou. Além do troféu concedido pela Gerência Regional de Educação, o secretário Paulo Bauer premiou os docentes com uma viagem de aprendizado pedagógico na cidade de São Paulo.
A escolha dos docentes indicados foi feita pelas próprias escolas. Cada instituição de ensino formou uma comissão julgadora composta pelo diretor, especialista, assistente técnico pedagógico, representante da Associação de Pais e Professores (APP), um representante do conselho deliberativo e um do grêmio estudantil.
Na avaliação, o grupo levou em consideração os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, relacionamento com a turma, disponibilidade de atendimento fora do horário das aulas, apresentação e cumprimento do planejamento de ensino, organização e preparação dos conteúdos.
Também foram analisados o domínio dos assuntos, comunicação e expressão, estimulo à aprendizagem, aceitação da participação dos alunos, dinamismo, utilização adequada de recursos audiovisuais, esclarecimento de dúvidas, avaliações, realização de recuperações paralelas, apresentação do resultado das avaliações dentro do prazo, comparecimento em reuniões e eventos, participação em cursos de capacitação e atuação junto à comunidade.
Origem do Dia do Professor
A comemoração do Dia do Professor tem a sua origem num decreto imperial. No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava da descentralização do ensino, da contratação e do salário dos professores, das disciplinas básicas que todos os alunos deveriam aprender, currículo mínimo e das escolas dos meninos e das meninas.
Diante de sua importância, na década de 1930, o dia 15 de outubro começou a ser comemorado como o dia do professor. A sua origem está na data do decreto de 1827. Em 1963, a data começou a fazer parte do calendário do país por força de um decreto, do Presidente João Goulart. Era a época em que Paulo Freire implantava o projeto de alfabetização de adultos.
Fonte: Assessoría de Imprensa