Direitos valorizados e respeitados

Criciúma – Por meio de oficinas socioeducativas, o projeto Vida da Associação Feminina de Assistência Social (AFASC), desenvolve oficinas socioeducativas nos Centros de Convivência dos Idosos, em alguns bairros de Criciúma. O objetivo do programa é oportunizar o conhecimento aos idosos dos seus direitos que são garantidos pelo estatuto do idoso.

O trabalho está sendo desenvolvido desde maio deste ano, pela assistente social da Afasc, Michele da Silva Piccollo, nos 21 Centros de Convivência para o idoso do projeto Vida. “Nas oficinas, eles são informados dos próprios direitos. A partir do momento que eles têm conhecimento destes, passam a ter mais conhecimento que antes achavam que não tinham acesso”, disse.

Os encontros são realizados uma vez por semana, nos Centros de Convivência e duas vezes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no período vespertino.

Paralelo às oficinas, o projeto Vida também desenvolve uma série de atividades com os idosos na busca do resgate da autoestima dos mesmos. Segundo a psicóloga do projeto, Lucinéia Perez da Luz, as oficinas de artesanato, leitura que auxiliam na memória e trabalhos que envolvem a valorização da cultura, como o boi-de-mamão, promovem o relacionamento intergeracional dos grupos. “Eles podem criar sua própria história por meio das que são contadas”, disse Lucinéia. Conforme ela, aproximadamente 500 idosos em vulnerabilidade social estão integrados no projeto.

Direitos dos Idosos

Foram conquistados, a partir de movimentos sociais históricos, visando resgatar o espaço destes na sociedade para que sejam valorizados e respeitados na condição de um envelhecimento saudável e resgate da dignidade que favoreça o enfrentamento dos desafios da vida cotidiana.

Centros de Convivência onde são realizados os encontros

Centro de Convivência Brasília

Centro de Convivência Centro Social Urbano

Centro de Convivência Santa Izabel

Centro de Convivência São Francisco                      

Centro de Convivência Santa Luzia  

Centro de Convivência CRAS Teresa Cristina

Centro de Convivência Nova Esperança

Centro de Convivência Laranjinha

Centro de Convivência Mina do Toco

Centro de Convivência Vila Manaus

Centro de Convivência Operária Nova

Centro de Convivência CRAS Santa Luzia – São Sebastião

Centro de Convivência São Marcos

Centro de Convivência Mãe Luzia

AI/Redação 24 horas 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *