Evento esta sendo preparado para toda a comunidade pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), mas principalmente para homenagear as pessoas que optaram por largar o vício
Criciúma – A pessoa pode começar apenas com um cigarro na hora do café ou em uma festa. Porém, se a frequência aumentar, o costume pode virar vício e logo se vai uma ou até duas carteiras por dia. O hábito de fumar pode trazer vários agravantes, o que não muda é a conseqüente perda da qualidade de vida e a dificuldade que os fumantes enfrentam para sair da situação. Pensando nisso e em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, que é comemorado no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realiza na próxima semana uma programação de atividades com o tema “Movimento de Combate ao Cigarro”.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Andréia Sharon Salomão, não há nada mais apropriado do que enaltecer os perigos do tabagismo para a saúde do corpo humano. “O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão, e está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais. Nossa ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças. Temos o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo e movimentar a cidade na luta contra o vício”, declarou a coordenadora.
A programação dos NASF inicia na próxima segunda-feira (28). Às 14h, a equipe do Núcleo estará reunida na Unidade de Saúde do bairro Primeira Linha, para realizar um encontro com grupo de fumantes. No mesmo dia a partir das 18h, o grupo estará no Estádio Heriberto Hulse, na partida do Criciúma x Coritiba, para efetuar distribuição de panfletos e ações de Combate ao Tabagismo. No campo, os profissionais do NASF terão apoio da torcida organizada “Os Tigres”, que estarão aproveitando o momento para realizar a Campanha do Agasalho.
A nutricionista do NASF, Manuela Sampaio, informa que a ação maior em prol da data será realizada no próprio dia 31, que é quando a população poderá participar de uma caminhada que sairá às 8h Estádio Heriberto Hülse e seguira até a Praça do Congresso. “As pessoas que tiverem interesse poderão se dirigir até o Estádio no dia 31, e realizarem inscrições para participar da caminhada. Esses registros servirão para as pessoas possam participar de sorteios que realizaremos durante todo o evento. Na Praça o evento será encerrado com aula de Zumba. Durante toda a caminhada “Os Tigres” estarão animando os participantes com a banda”, relatou Manuela.
O evento também esta sendo apoiado pela Fundação Municipal de Esporte de Criciúma (FME), que disponibilizará atividades recreativas na Praça do Congresso para as crianças, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), Secretaria Municipal de Educação, Cruz Vermelha e Criciúma Esporte Clube.
OMS classifica o tabagismo como fator que mais contribui para epidemias de doenças não contagiosas
A epidemia mundial de tabagismo mata aproximadamente 6 milhões de pessoas a cada ano. Destes, mais de 600 mil são não-fumantes que morrem por conseqüência do contato com a fumaça exalada pelo cigarro (fumantes passivos). Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) esta epidemia vai matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. Mais de 80% destas mortes evitáveis ocorrem em pessoas que vivem em países de baixa e média renda.
Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta são fumantes. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.00 mortes no país por doenças associadas ao fumo.