terça-feira, agosto 19, 2025

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Jaraguá do Sul – A mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece amanhã (16) no Centro Histórico de Jaraguá do Sul e na praça de alimentação do Super Center Angeloni. Com o objetivo de incentivar a denúncia e orientar a população sobre como agir nesses casos, o evento prevê panfletagem, apresentações de dança, música, teatro e pintura facial para crianças.
 
Desde a implantação do Serviço de Enfrentamento ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (antigo Programa Sentinela), em março de 2006, 323 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados em Jaraguá do Sul. Só neste ano, de janeiro a início de maio, foram 41 os casos encaminhados ao serviço. O número é alto e a denúncia vem crescendo a cada ano, como afirmam o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Gilberto Polli, e a diretora de Assistência à Criança e ao Adolescente, Tatiana Uber.
 
O dia oficial é 18 de maio, em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, oito anos, que há nove foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória (ES). Em Jaraguá do Sul, a data foi transferida para 16 de maio, por ser final de semana e atingir mais pessoas.
 
O promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Gilberto Polli, relata que de julho de 2008 a abril de 2009 22 ações penais contra agressores foram encaminhadas pelo Ministério Público em Jaraguá do Sul. Mais de 60% desses casos envolveram agressores da própria família, com relação de parentesco. "A criança se sente mais à vontade com um tio ou outro parente, o agente se aproveita disso e acaba cometendo o abuso", explica o promotor.
 
As penas para esse tipo de crime variam de seis a dez anos de prisão. Se for constatado grau de parentesco, o tempo de detenção passa para nove a 20 anos. "Infelizmente, no Brasil, não há nenhum tipo de tratamento para o agressor, apenas a repressão legal", lamenta Polli.
 
A atual fragilidade das famílias e a falta de informação são apontadas como principal causa dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. “Além de crime e violação dos direitos humanos, essas expressões resultam em danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e dos adolescentes suscetíveis a esse tipo de violência”, explica Tatiana. Essas vítimas estão sujeitas à dependência de drogas, gravidez precoce, distúrbios comportamentais e doenças sexualmente transmissíveis.

Ofertas Amazon

Números
 
De acordo com o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus 2003), no Brasil, as internações por gravidez, parto e puerpério correspondem a 37% das internações entre mulheres de 10 a 19 anos. Mais de 40% das mães adolescentes e jovens interrompem os estudos, conforme pesquisa nacional de 2002 sobre gravidez na adolescência (Pesquisa Gravad).

Também em 2002, foram registrados no Datasus 1.650 óbitos de mulheres por causas relacionadas à gravidez. Destas mulheres, 16% tinham entre 10 e 19 anos. A incidência de Aids entre adolescentes e jovens de 10 a 24 anos passou de 2,4 % para 10,5% de 1991 a 2000. Os números mostram apenas uma pequena parte dos problemas a serem enfrentados por vítimas de violência ou abuso sexual.
 
Para denunciar violência, abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes basta ligar 100 (número nacional gratuito) ou 0800-642-0122 (Conselho Tutelar). A denúncia é anônima e fundamental para combater esse tipo de crime.

Fonte:Clarissa Borba
Jornalista

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!