Ser escoteiro é estar sempre pronto para lutar por um mundo melhor. É ser corajoso, determinado, prestativo, organizado, disciplinado, respeitar a natureza e o meio onde vive, possuir bom caráter e sem exemplo positivo para os demais. Essas e outras características fazem parte da definição do escoteiro, cujo dia é celebrado em 23 de abril. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, o britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell numa homenagem a Jorge da Capadócia, que lutou contra o mal e, simbolicamente, é mostrado vencendo o dragão.
Na definição de Baden-Powell, “esta é exatamente a maneira pela qual um escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior ou mais assustadora que pareça. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem”. As palavras do fundador servem de inspiração diária aos escoteiros de todo mundo que celebram nesse dia 23 de abril, o seu dia. Em Santa Catarina, a UEB da Região estimula os Grupos Escoteiros a promoverem encontros, reuniões e atividades internas ou nas comunidades para lembrar a data. Também está circulando uma campanha institucional de reconhecimento do escotismo.
O movimento surgiu na Inglaterra, em 1907, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Os princípios do escotismo são de dever com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
O Método Escoteiro de autoeducação é um sistema de progressão, cuja intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções, mas sempre respeitando individualmente, suas barreiras.
Em Xaxim crianças e jovens se reúnem semanalmente para desenvolver o escotismo no Grupo Escoteiro Áquila, cujo presidente é o escotista, Milton Farina. Além das reuniões semanais, o escotismo é praticado diariamente em suas casas, escolas, entidades e comunidade. Para celebrar o Dia do Escoteiro, o Grupo será recebido pelo prefeito, Idacir Orso, dia 23, às 10 horas. Além disso, o grupo participará de um momento espiritual ecumênico, no auditório da Celer, às 14 horas.
Cleusa Frese – Jornalista, Chefe Escoteira e Diretora de Marketing do Grupo Escoteiro Áquila
ai/UNO