Criciúma – A distribuição de árvores frutíferas como ingá, araçá, palmeiras e jerivá faz parte da lista de algumas das atividades que serão realizadas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) durante todo o dia, nesta sexta-feira (20), na Praça Nereu Ramos, para lembrar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.
A abertura das ações será às 9 horas, com a presença da banda do 28° GAC. “Será um dia para refletirmos as nossas atitudes. É necessário que tenhamos uma consciência ecológica na prática, para que a qualidade de vida também melhore”, destaca o presidente da Famcri, Gelson Fernandes.
Biólogos e técnicos da Fundação estarão na praça para orientar sobre a melhor forma de cuidados e plantio de árvores, além da distribuição de folders educativos e palestras para o público que passar pelo local. Serão aproximadamente 3 mil plantas que serão distribuídas durante todo o dia. “Plantar mais árvores é um dos pontos muito importantes para obtermos uma transformação em nosso ar”, comenta Fernandes.
Dentro da programação da semana da árvore, alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino estão sendo visitadas, recebendo orientações e mudas, onde os próprios estudantes arborizam as instituições.
Horto Florestal
O Horto Florestal, localizado no bairro Jardim União, é um local aberto a comunidade para realizar atividades de lazer. E também saem de lá, as mudas que arborizam o município. “As pessoas que queiram conhecer o local vão ser muito bem recebidas por nossos profissionais e terão contato direto com a natureza, com árvores centenárias,” destaca o presidente.
Lucas Sabino
UNOPress