Itapema – A Secretaria Municipal de Educação, através de sua equipe técnico-pedagógica, está implementando formas de organização de turmas para corrigir distorções de idade/série. Na Escola Municipal Francisco Victor Alves, após reunião com professores, especialistas e diretoria, foram criadas duas turmas num projeto piloto.
O projeto está sendo pensado coletivamente e segue os pressupostos teórico-metodológicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizados pela Rede Municipal de Educação. Cada turma tem uma professora mediadora que acompanha todo o desenvolvimento da ação pedagógica, enquanto os demais professores têm participação na abordagem de conteúdos específicos.
“A equipe da secretaria tem a preocupação de que os alunos progridam com qualidade, isto é, com a segurança de que a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos seja garantida. A presença da mediadora durante todo o tempo com a turma propicia uma relação de identificação mútua, confiança, segurança e afetividade, fatores importantes para que se estabeleça diálogo e, consequentemente, a aprendizagem”, analisa a secretária municipal de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho.
As aulas destas turmas iniciaram dia 24 de agosto, dia em que pais e alunos se reuniram com a coordenação do projeto para tirar todas as dúvidas. O coletivo de professores com a equipe técnico-pedagógica se reunirá semanalmente para planejar e avaliar os conteúdos e procedimentos.
Fonte: Assessoría de Imprensa