Blumenau – Quatro profissionais ligados à Defesa Civil do município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, estão em Blumenau até sexta-feira, dia 28, para fazer uma troca de conhecimento e experiências com profissionais da Prefeitura de Blumenau ligados ao processo de reconstrução da cidade catarinense.
A visita é uma parceria voluntária entre as defesas civis de cada município que, segundo a secretária-adjunta de Defesa Civil de Blumenau, Neusa Felizetti, já dá resultados. “Nós estamos aprendemos muito com essa visita do pessoal de Volta Redonda”, diz.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens de Siqueira, Blumenau tem similaridades com o município fluminense, tais como topografia e bacia hidrográfica. “Por isso queremos ajudar. Nosso objetivo aqui é mostrar nossa estrutura de Defesa Civil, órgãos de articulação e procedimentos em época de calamidade”, explica Siqueira.
Com as saídas a campo realizadas até agora, a equipe de Volta Redonda já constatou algumas necessidades em Blumenau, tais como construção de obras de contenção e a criação de uma equipe de monitoramento permanente nas áreas de risco para evitar ocupações irregulares. “Há 12 anos, temos um sistema de monitoramento ativo 24 horas por dia, sete dias da semana”, explica Siqueira. O procedimento funciona de forma eficiente ao impedir que as famílias se exponham ao risco, se instalando em áreas proibidas.
A equipe de Defesa Civil de Volta Redonda prossegue com as visitas a campo nos próximos dias e pretende deixar sua contribuição para Blumenau na sexta-feira, dia 28, com uma sugestão de medidas e ações que podem ser adotadas pelo município para aprimoramento de suas atividades.
Fonte: Assessoría de Imprensa