Nova Trento – Por orientação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), a Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento instalou na quinta-feira, 19 de setembro, o pluviômetro, recebido no dia 2 de agosto, por meio do Projeto Pluviômetros nas Comunidades.
O equipamento, foi instalado nos fundos do Hospital Imaculada Conceição, no Centro da cidade. A princípio o pluviômetro ficaria na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, no Trinta Réis, mas como o município foi beneficiado com apenas um aparelho, o Cemaden orientou que fosse instalado na sede do munícipio.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento vem monitorando as chuvas no município e de acordo com a medição realizada às 9h:30min, choveu o equivalente a 53,8 mm interruptamente.
O diretor da Defesa Civil municipal, Eduardo Fabris da Silva, alerta a população sobre o risco de alagamentos nas ruas e deslizamentos de terras nos bairros: Trinta Réis, Baixo Salto, Salto, Ponta Fina Norte e Sul, Cascata,Vígolo, Distrito de Claraíba nas localidades de Tirol e Indaiá.
A recomendação é para que as pessoas evitem sair de casa, com chuvas de intensas e em casos deslizamentos de terra, a Defesa Civil deve ser informada. Telefones de emergência Defesa Civil 199 e Corpo de Bombeiros 193.
Marcia Peixe
ai/UNO