Capinzal – Mais três cursos profissionalizantes foram oferecidos nas comunidades do interior de Capinzal, durante no mês de março, graças a parceria entre a Diretoria de Desenvolvimento Social, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR) e EPAGRI. Trinta e cinco mulheres agricultoras foram capacitadas.
Na Vila União, nos dias 21 e 22, foi desenvolvido o curso de Conserva de Hortaliças e Temperos pela instrutora Cilene de Souza. A capacitação teve duração de 16 horas/aula e contou com a participação de 13 mulheres.
Nos dias 23 e 24, em Lindenberg, ocorreu o curso de Conserva de Frutas também ministrado pela instrutora Cilene Souza de Concórdia. O treinamento de 16 horas/aula foi oferecido a 12 participantes e nos dias 29, 30 e 31, na comunidade de Vidal Ramos, foi realizado o curso de Pintura em Tecido com duração de 24 horas/aula. Participaram 10 mulheres. O trabalho foi coordenado pela professora Daniela Gomes de Lima.
Só no mês passado, na área de abrangência do Sindicato Rural de Capinzal – que compreende ainda as cidades de Ouro e Zortéa – aconteceram oito cursos profissionalizantes. Cento e seis pessoas foram capacitadas.
Para este mês de abril, mais quatro cursos estão previstos: tecelagem em Vidal Ramos; bordado com fita em Vista Alegre, produção caseira de biscoitos em Vila União e primeiros socorros para produtores rurais.
Os cursos são gratuitos e estão inseridos no Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) coordenado, em Capinzal, pelo Centro de Referência em Assistência Social(CRAS).
ai/UNO