Criciúma – Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) estão passando por avaliação fonoaudiológica. A triagem está sendo realizada com as crianças de quatro anos até as que estão para completar seis anos. O intuito é intensificar o trabalho de identificação precoce dos problemas da fala para fazer as correções.
Conforme a fonoaudióloga, Diana Chechetto Baldissera, todas as crianças são pré-avaliadas nos CEIs e, quando necessário, encaminhadas para avaliação completa na presença dos pais. “Com as avaliações que fazemos, conseguimos iniciar as terapias individuais”, comentou. Ela lembra que nos CEIs também são realizadas orientações para os professores. “Os professores também auxiliam na observação da fala das crianças e as dificuldades. Com as informações que recebemos nós iniciamos o tratamento fonoaudiológico”, explicou.
Neste segundo semestre, quatro educandários já foram visitados. As avaliações nos outros 26 CEIs continuarão até o fim do ano.
ai/UNO