Blumenau – Janeiro apresentou resultados positivos no cadastro de empregados do município de Blumenau. Conforme o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), realizado no primeiro mês deste ano, Blumenau admitiu 7.899 trabalhadores contra 6.146 empregados demitidos, o que gerou um saldo mensal de 1.753 empregos, o que representa 32,7% a mais em relação ao mesmo período em 2013.
Entre as atividades de destaque, a administração pública foi a área que mais empregou em Blumenau, com 588 empregos apontados no setor. Logo em seguida, a indústria da transformação obteve 507 empregos, e serviços obteve 339. Construção civil, por sua vez, catalogou 275 empregos no município, enquanto o comércio obteve o saldo de 59 vagas ocupadas. Desta forma, Blumenau foi responsável por 9,57% do saldo final de todo o território catarinense. No estado, Blumenau foi a segunda cidade que mais movimentou empregos, ficando atrás somente de Fraiburgo, que registrou um saldo positivo de 2.248 serviços. Já no ranking nacional, o município ocupou o 9° lugar.
Segundo o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jorge Cenci, no resultado deste mês a previsão é de termos mais crescimento no saldo de empregos. Isso porque, nos anos anteriores, fevereiro foi um mês que registrou boas estatísticas. “Esperamos que a história se mantenha e o crescimento presente nos anos anteriores permaneça. O resultado positivo é fruto de um trabalho realizado passo a passo, com diversas frentes econômicas”, alegou o secretário.
Jhulian Pereira
ai/UNO