Balneário Camboriú – Uma das medidas tomadas em reunião do conselho da cidade na noite desta quarta-feira (3) deve facilitar as indenizações aos residentes de áreas de interesse do poder público. Os moradores são recompensados quando necessárias as demolições de casas nas regiões onde são executadas obras importantes, como a ‘linha verde’. Durante o encontro dos conselheiros também foi encaminhada moção para criar a guarda municipal.
Os pagamentos financeiros em caso de indenização a moradores serão substituídos por Transferência de Potencial Construtivo (TPC). O índice é acumulado para que o cidadão possa reconstruir a moradia em outro terreno. “Essa possibilidade está prevista tanto no Plano Diretor como no Estatuto da Cidade”, explica o Secretário do Planejamento, Claudir Maciel, responsável por presidir a sessão.
Já o envio de uma moção para criação da guarda municipal ganhou simpatia entre os conselheiros, no momento em que a segurança pública é uma das principais preocupações dos munícipes. Os agentes seriam treinados em academia para o combate à criminalidade, mesmo sendo essa uma atribuição do estado através da Polícia Militar (PM).
ai/uno