Videira – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Videira realizou de 11 a 13 de maio uma série de audiências públicas nos bairros da cidade para discutir a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, que é uma exigência do Ministério das Cidades para que os municípios tenham acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação.
No total, 6 encontros foram realizados. Na segunda-feira (11) a empresa responsável pelo Plano esteve no Bairro Amarante e no Bairro Cidade Alta onde reuniu moradores da Cidade Alta, Carboni, Santa Gema, Carelli e Colina Verde; Na terça-feira (12) a primeira reunião aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença dos moradores dos bairros Floresta, Jardim Canadá, Alvorada, Panazzolo, Quartel, Sesi e Cibrazém.
Na sequência o encontrou reuniu moradores da Vila de Carli, Vila verde, Oficina, Pedreirinha e Campo Experimental, no pavilhão da Vila de Carli. Para encerrar, na quarta-feira (13), as audiências reuniram moradores dos bairros Santa Tereza, Marafon, Centro, Farroupilha, Aeroporto e Santos, além dos residentes no São Cristóvão, Matriz, II Pinheiros, Vinhedo Velho Antonio, Morada do Sol e Portal.
Segundo Evandro Colle – secretário da pasta, as audiências fazem parte da elaboração do Plano que será feito em várias etapas. Em todo o processo será elencado um conjunto de objetivos e metas, diretrizes e instrumentos de ação, que expressarão o entendimento do governo e da comunidade, sobre como deve ser orientado o planejamento local do setor habitacional nos próximos 15 anos. “ Essa medida também faz parte das ações da Administração de Carelli e Dr. Jorge, previstas no Plano de Governo”, destaca.
A próxima etapa é a elaboração de um diagnóstico, com tudo o que aconteceu na cidade, em termos de habitação popular e tudo o que ainda precisa ser feito nesse âmbito, seguida, enfim, da terceira etapa, que é o estabelecimento das estratégias de ação.
Para o prefeito Wilmar Carelli, o Plano de Habitação e Interesse Social é de extrema importância porque vai apresentar a realidade da situação da habitação no município e definir instrumentos de ação com o objetivo de garantir à habitação digna e o acesso à moradia, além de orientar o poder público, comunidades e a sociedade civil organizada sobre os problemas, alternativas de solução e recursos existentes à Habitação de Interesse Social.
A iniciativa do projeto é estimulada pelo Ministério das Cidades que vai repassar ao município cerca de R$ 50 mil para elaboração do estudo. A empresa de consultoria contrata para realizar os trabalhos deverá apresentar um diagnóstico da situação habitacional em Videira até o fim de 2009.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação