Comunidade é mobilizada na Semana da Água e Dia da Árvore

Balneário Camboriú estará sendo chamada à atenção, na próxima semana, para as atividades comemorativas à Semana Estadual da Água (19 a 25 de setembro) e ao Dia Nacional da Árvore (21). O objetivo é orientar para que as pessoas tenham, principalmente,  consciência com a manutenção e conservação dos recursos hídricos locais. O evento está sendo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), com parceria e participação da Secretaria de Educação e outras entidades que também estarão promovendo ações durante a semana.

Segundo explica a educadora Carla Cravo, do setor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, as datas servem para que a comunidade seja chamada à reflexão, apesar de que a preservação ambiental deve ser feita durante o ano todo. “Em Balneário Camboriú ainda existe muita falta de conscientização com a manutenção do meio ambiente. Muitas pessoas ainda lavam a calçada com jatos de água, falta a separação do lixo para reciclagem, há um uso indiscriminado de sacolas plásticas, e, entre outras ações, ainda na Barra constatamos que alguns pescadores colocam óleo de suas embarcações em sacos plásticos, amarram, e deixam em qualquer local perto nas margens do rio. A Semam orientou os pescadores, mas não teve resultados positivos. Para se ter uma idéia, uma gota de óleo contamina 25 litros de água”, alertou. Carla explica que é difícil fugir do plástico e que não há muitas formas eficientes para seu acondicionamento. “Mas é necessário que o uso das sacolas de mercado seja melhor administrado”.

A relação “lixo versus água” é muito fácil de ser entendida. O grande problema é que a qualidade da água é seriamente afetada pela poluição dos rios. No último sábado, durante a coleta de resíduos no rio Camboriú, ilhas fluviais e em praias agrestes, foram coletados materiais que jamais poderiam ter sido jogados no meio ambiente. As equipes que participaram do Clean Up The World (limpeza do litoral em todo o mundo) recolheram, entre inúmeras garrafas de plástico, teclado de computador, sofás, sapatos velhos, bolsas, mangueiras, entre outros objetos que poluem visualmente e realizam ainda a contaminação química da água. “Não há como descontaminar a água poluída com metais pesados. É bom lembrar que eles estão relacionados a várias doenças, inclusive o câncer”, analisou Carla, chamando a atenção para que pilhas e baterias não sejam jogadas no lixo comum. A Semam recebe esses materiais usados, para isso basta levá-los para o recolhimento no Parque Ecológico Raimundo Malta.

Outro agravante, em Balneário Camboriú, é que em muitos bairros acontece o despejo de esgoto direto na canalização pluvial. A Semam alerta que onde não há rede de esgoto, que os moradores façam a manutenção constante de suas fossas e filtros.

O secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, lembra a comunidade que as árvores também merecem toda a atenção. O dia 21 de setembro é dedicado a elas e Ritzmann analisa que no passado, as crianças comemoravam mesmo sem ter muito conhecimento sobre toda a questão ambiental que assola o mundo, atualmente. “Era uma festa. Mas hoje, temos mais consciência de que as árvores são importantes para que o nosso planeta continue respirando. Hoje é muito melhor que antigamente. Temos as informações, o que falta, é o saber fazer”, pontua o secretário, adiantando que a entidade prepara um novo projeto de arborização satisfatório para Balneário Camboriú. “Muitas árvores já estão velhas e precisam ser trocadas por outras que sejam condizentes com o local de seu plantio”, avalia explicando que em muitos locais da cidade não houve um plantio adequado, nem em tamanho, tampouco em espécie e volume de raízes.

Acompanhe a programação da Semana Estadual da Água e participe você também:

19/09 – Regata Balneário Camboriú – Etapa Copa Veleiros Oceano 2009. – Local: Entre a orla marítima de Florianópolis e Balneário Camboriú, entre 10 e 17h (Semam-FME-Tedesco Marina-Iate Clube SC);

21/09 – Plantio de ipê amarelo e roxo. O ipê amarelo é a árvore símbolo de Balneário Camboriú. Local: na rua principal do Parque Ecológico, às 15h. (Semam-Sec.Obras e Paisagismo-Escoteiros Leão do Mar);

21 a 25/09 – Oficina de Sensibilização dos Recursos Hídricos. Local: Parque Ecológico, às  9 e 14h. (Semam e Sec. Educação);

22/09 – Incentivo para que a comunidade deixe o carro em casa. Para que divida carona, pedale ou caminhe, ou ainda utilize o transporte coletivo, para reduzir a emissão dos gases poluentes. Local: acontece em todo o município, o dia todo, numa iniciativa do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtram) e Semam;

22 a 25/09 – Exposição de trabalhos para sensibilização do uso de sacolas retornáveis. Arte educadores da rede municipal de ensino. Local: Supermercados Imperatriz, em horário comercial. (Semam e Sec. Educação);

23/09 – Sensibilização para o uso de sacolas retornáveis. Local: Supermercados Xande, às 14h. (Semam e ONG Idéia);

24/09 – Lançamento da 2ª edição Informativo Multideias. Local: Colégio Municipal Dona Lili, às 15h. (Semam – Idéia – CEM D.Lili);

25/09 – Sensibilização para o uso de sacolas retornáveis. Local: Supermercados Xande, às 9h. (Semam e ONG Idéia).

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Programa Terra Limpa, vai plantar no Dia da Árvore, mudas de ipês amarelo e roxo, na rua de acesso ao Parque Natural Raimundo Malta, em Balneário Camboriú. O objetivo é arborizar e embelezar ainda mais o local e divulgar a árvore símbolo do município, suas características e os cuidados com o trato de uma árvore. O trabalho faz parte do programa de educação ambiental desenvolvido pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente.

O Centro de Produção de Mudas de Árvores Nativas, do Viveiro Mata Atlântica, vai disponibilizar, gratuitamente, mudas de ipê amarelo, também, para as escolas interessadas em plantar a árvore e divulgar sua importância na contribuição para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, o que influencia diretamente na qualidade do clima. O Viveiro Mata Atlântica funciona no Parque Natural Raimundo Malta, e atende de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h. O telefone é 3363-7145, ramal 213.

Árvore nativa, de pequeno porte, o Ipê-amarelo foi escolhido pelo voto popular em 1999, como símbolo de Balneário Camboriú numa atividade do Programa Terra Limpa, de educação ambiental, das secretarias do Meio Ambiente e de Educação.

Ele tem sua floração começando em julho, mês do aniversário do município, e vai até o mês de setembro, em plena primavera. Sua folhagem é escura composta de cinco folíolos pubescentes e de textura coriácea.  As flores amarelas se destacam ainda mais pela ausência de folhas no período de floração. Em geral cresce de quatro a dez metros de altura, com tronco levemente tortuoso, revestido de casca acinzentada, finamente fissurada. A pouca ramificação confere à copa aspecto vazado e leve. O nome botânico da espécie é Tabebuia chrysotricha stand, e pertence à família das bignoniaceaes; é de origem brasileira e é encontrada do Espírito Santo até Santa Catarina, na mata atlântica. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor, e é especialmente cultivada em praças e ruas pelo seu pequeno porte.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *