terça-feira, junho 24, 2025

Comunidade é beneficiada com projeto de sustentabilidade

Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas e Itapema são municípios do litoral centro-norte do Estado, que estarão sendo beneficiados com um projeto elaborado há cerca de um ano pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A.  O plano, chamado de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) na Zona Costeira de Santa Catarina tem como objetivo entrelaçar atividades dos setores de turismo, agricultura, pesca artesanal e artesanato, para que juntas se desenvolvam preservando a identidade cultural da região.

Nesta semana, acontecem na Epagri, em Itajaí, Oficinas Preparatórias para cumprir a primeira etapa do projeto. São encontros que reúnem homens e mulheres, entre pescadores artesanais, artesãos, artistas, agricultores e outros profissionais da economia de subsistência,  das quatro cidades selecionadas, para que o grupo possa discutir a proposta do DTS. As discussões devem aproximar o grupo dos elementos de identidade de suas comunidades; as ameaças à continuidade do trabalho e as oportunidades dentro de cada ramo da economia, assim como as possibilidades de diálogo e interação entre outros setores.

O coordenador estadual do DTS, Sérgio Pinheiro, explica que o planejamento prevê o resgate à cultura comunitária. "Quase todos os projetos da Epagri tem essa característica", pontua. "O que se analisa, tanto no Brasil quanto em outros países, é que os processos de desenvolvimento estão atropelando a cultura tradicional". Ele complementa explicando que além da exclusão econômica, a massificação dos meios de produção gera também a degradação ambiental.

Na busca pela identidade cultural nesta região, a principal preocupação da Epagri é com Balneário Camboriú. "É uma das cidades referenciais, pois em pouco tempo não haverá território sustentável", avalia. O bairro da Barra é o principal foco do projeto, pois no bairro vivem mais de 200 famílias de pescadores artesanais, que serão beneficiados com o DTS. Suas atividades devem ser preservadas com o benefício de políticas públicas geradas pela iniciativa. Um exemplo do que o projeto quer produzir, é juntar o setor de pousadas com o da agricultura, o que pode beneficiar o turismo de duas ou mais cidades e promover o desenvolvimento de dois ou mais setores. "As idéias devem surgir justamente nessas oficinas", complementa Pinheiro.

Já foram realizadas oficinas com agricultores em 23 de setembro e de atividades não agrícolas, em dia 20 de outubro. Na quinta-feira, dia 22, será feito encontro entre pescadores artesanais e no dia 27, acontece à oficina sobre turismo, com base comunitária, sempre das 8 às 16 horas. Para informações, o telefone da Epagri em Balneário Camboriú é o (47) 3363-8168 ou em Florianópolis no (48) 3239-5605. Os encontros acontecem na Gerência Regional da empresa, que fica na rodovia Antonio Heil, km 6, em Itajaí.

As reuniões irão unir o centro-norte e o centro-sul da costa catarinense, na cidade de Garopaba, entre os dias 3 e 5 de novembro. Neste período acontecerá o Laboratório Territorial das duas grandes regiões.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...