Blumenau – A comitiva composta pelo prefeito João Paulo Kleinübing, profissionais do Planejamento Urbano e do Seterb acompanhou o funcionamento do sistema de transporte público metropolitano de Bogotá (Colômbia), nos últimos dias e constatou a eficácia do programa denominado TransMilenio implantado no ano 2000. De acordo com o engenheiro do Instituto para Transporte e Política de Desenvolvimento (ITDP) – instituição responsável pelo gerenciamento do sistema -, Carlos da Costa, os ônibus articulados, que trafegam em corredores exclusivos, são monitorados por meio de um sistema que conta com uma sala de controle, aparelhos GPS a bordo dos veículos e mais de 300 câmaras de circuito interno nas estações. Com estas ferramentas, o engenheiro diz que há condições de fazer intervenções rápidas, quando ocorrerem problemas, sem causar prejuízo aos usuários.
Em sua apresentação à comitiva blumenauense, o engenheiro informou que, em média, o TransMilenio transporta 1,6 milhão de pessoas por dia. Nos horários de pico, o sistema chega a transportar 165 mil pessoas de forma simultânea. A eficácia é tamanha que atualmente, uma pessoa para se deslocar de um extremo ao outro da cidade de Bogotá, gasta 40 minutos de ônibus. Com automóvel particular, o tempo médio é de duas horas.
Costa também informou que além dos corredores exclusivos de ônibus, construídos nas áreas de maior movimento, o TransMilenio conta com o apoio de ônibus menores, chamados de alimentadores, que levam os usuários dos bairros até as estações elevadas, para que eles possam adquirir os cartões e posteriormente embarcarem nos veículos articulados. “A construção da infra-estrutura do TransMilenio ainda tem etapas a serem concluídas. Além disso, trabalhamos com uma perspectiva ampla, que faz parte de um Plano de Ordenamento Territorial, envolvendo outros setores como saúde, segurança e educação”, informou.
O prefeito João Paulo Kleinübing, que utilizou o transporte em vários pontos da capital colombiana, diz que volta para Blumenau convicto de que as ações planejadas no projeto Blumenau 2050 estão no caminho certo. “O TransMilenio é uma ação planejada para 20 anos. O resultado imediato foi o fim do caos que a população vivia no trânsito de Bogotá. Tivemos a informação de que uma parcela significativa da população deixou de usar o carro, a partir do momento em que o sistema entrou em funcionamento. Isso ocorreu porque houve uma avaliação ampla. Em Blumenau, vamos continuar as nossas ações, com planejamento e debate com a sociedade”, comentou.
AI/Redação 24 Horas