Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú traça metas

Balneário Camboriú – Durante todo o sábado, dia 4, os membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú se reuniram para o Planejamento Estratégico Participativo – PEP da entidade. A atividade teve como objetivo traçar metas e prever ações para os próximos anos, além de fortalecer e capacitar os membros do Comitê.

Segunda Dalila Maria Pedrini, doutora em Políticas Sociais pela PUC de São Paulo, que coordenou o trabalho, o comprometimento do grupo foi o fator que mais chamou a atenção. “As pessoas que participaram sabem das suas responsabilidades e têm muita vontade de concretizar as ações previstas”, avaliou ela.

Para Ênio Faqueti, presidente do Comitê Camboriú, este foi um importante momento de tomada de decisões e reflexão. “Pudemos identificar nossas necessidades e pensar ações para os próximos anos”, disse Faqueti.

A reunião aconteceu em um sítio, no bairro Rio Pequeno, em Camboriú. Toda a despesa com a alimentação dos participantes foi custeada pelo Lions Clube de Balneário Camboriú, que mantém uma cadeira na entidade, uma vez que o Comitê não possui recursos para sua manutenção.

Ações
Durante todo o ano de 2010, o Comitê Camboriú trabalhou para consolidar as bases para ampliar os trabalhos nos próximos anos. Segundo a representante do Instituto Federal Catarinense no Comitê, Maria Olandina Machado, a maior angústia do Comitê é falta de recursos humanos e financeiros para realizar ações práticas. “Comparo o Comitê a uma obra de saneamento básico. Estamos, com muito esforço, construindo a parte subterrânea. No próximo ano começaremos a ter resultados práticos do trabalho”, explicou Olandina.

Reconhecimento
O Comitê Camboriú vem sendo reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – SDS como um dos mais articulados do Estado. Por conta disso, a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú será contemplada, já no ano que vem, pelo início do processo de construção do Plano de Bacia, que é uma espécie de Plano Diretor do Rio Camboriú. A capacitação do grupo, que trabalha voluntariamente em prol do Comitê Camboriú, para mobilizar a sociedade para construir participativamente o Plano de Bacia é uma das ações previstas para 2011.

UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *