Brusque – A Prefeitura de Brusque, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura com apoio da Epagri deram início a um trabalho junto a comunidade do Bairro São João e arredores para controle da proliferação do mosquito, conhecido como “borrachudo”.
Na última quinta-feira (7), mais de 50 moradores se reuniram com a equipe do Governo Municipal, na escola Cedro Alto, para discutir a implantação de um programa de controle, que prevê a aplicação de um larvicida nas margens dos ribeirões, lagoas – áreas propícias para o desenvolvimento do inseto – além de uma campanha educativa de preservação ambiental, com objetivo de diminuir o número de “borrachudos” na região.
Na ocasião, o prefeito Paulo Eccel anunciou a compra de um larvicida biológico, de ação específica para controle desse tipo de inseto. Ele destacou a necessidade da participação da comunidade para que o programa tenha bons resultados.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento, Jorge Ramos, explicou que numa primeira fase será necessário fazer marcações no ribeirão, para mapear as áreas de aplicação do produto. Um grupo de moradores será responsável por acompanhar e aplicar o larvicida com os funcionários da prefeitura. Paralelo a essas ações, acontecerá um mutirão de limpeza nas zonas de proliferação para evitar que o inseto tenha fontes de alimento.
Na seqüência dos trabalhos, a comunidade assistiu a uma palestra sobre as fases de desenvolvimento do borrachudo, com ênfase aos problemas de poluição.
Uma próxima reunião ficou agendada para essa semana. O encontro marcará o início da etapa prática do programa.
ai/UNOPress