Começa campanha educativa para separação do lixo

Joinville – A Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), lança neste domingo, dia 13, a campanha educativa “Consumo consciente. Quando cada um faz a sua parte, a mudança acontece”. O objetivo é sensibilizar toda a população para reduzir a produção doresíduo, reutilizar e separar corretamente o lixo em recicláveis e não recicláveis.

A campanha começa a ser veiculada nas emissoras de televisão da cidade neste domingo, dia 13. No dia 20, inicia a divulgação nas rádios. Na segunda-feira (14) passam a ser exibidos 30 pontos de outdoor. Haverá ainda 15 eventos de educação ambiental que serão realizados ao longo do ano, com divisão regional, além de material gráfico educativo a ser entregue para a população.

A campanha surgiu da necessidade de fazer com que as pessoas compreendam que com pequenas atitudes podem economizar, ajudar o meio ambiente e, consequentemente, ter melhor qualidade de vida. Ainda promovem o trabalho
de diversas pessoas e ajudam a aumentar a vida útil do aterro sanitário.

“Um melhor desempenho dos dados da reciclagem no município depende de conscientização das pessoas, da educação ambiental não formal e nas escolas, além da adaptação da legislação”, diz o presidente da Fundema,
Marcos Schoene.

Somente no ano passado foram coletadas 113 mil e 876 toneladas de resíduo domiciliar em Joinville. Desse montante, apenas 6 mil e 804 toneladas foram destinadas às cooperativas de reciclagem cadastradas na Prefeitura.
O bairro Comasa destacou-se por ter mais consciência ambiental. É de onde provém maior parte do material destinado à reciclagem. “Isso comprova que a separação e a preocupação com reciclagem não têm haver com classe social”, comenta o gerente da Ambiental, Luiz Antônio Weinand.

Joinville chegou ao percentual de 7,5% de reciclagem no primeiro semestre do ano passado. No segundo, caiu. Com a regulamentação da lei de resíduos sólidos, há uma expectativa de aumentar. Os dados de reciclagem têm
oscilado muito, mas “a cidade poderia atingir rapidamente 15% de reciclagem ao invés de aterrar o material”, comenta Weinand.

Para ajudar nisso, além da campanha da Fundema, técnicos da Ambiental darão aulas de educação ambiental em todas as turmas do 4º ano das escolas municipais. Uma parceria com a Secretaria de Educação que inicia neste
semestre.

Coleta seletiva

A coleta seletiva está dividida em 61 setores, e nos próximos meses vai aumentar para 73. A distribuição da coleta é feita com base no critério de uniformidade. Ou seja, divisão entre setores que geram mais e menos resíduos, e a facilidade do transporte. Onde há maior geração, como é o caso do Centro, a coleta passa seis vezes por semana. Nos setores onde a geração é menor, passa três vezes.

O serviço de coleta em Joinville é realizado pela concessionária do serviço, a Ambiental Saneamento e Concessões, que possui contrato com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Em caso de dúvidas as pessoas devem ligar para (47) 3436-8090. Por meio deste contato é possível checar os horários e ainda agendar o recolhimento de grandes volumes, como móveis velhos e eletrodomésticos inutilizados.

Cronograma de eventos regionais de educação ambiental – com possibilidade a mudanças

* Fevereiro – Centro

* Março – Pirabeiraba

* Abril – Jardim Paraíso

* Maio – Aventureiro e Itaum

* Junho – Vila Nova e Centro

* Julho – Iririú

* Agosto – Costa e Silva e Paranaguamirim

* Setembro – Comasa e Fátima

* Outubro – Nova Brasília e Boehmerwald

* Novembro – Boa Vista

ai/UNO

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes